18/06/2024
Região

Prefeitura de Campos segue com atualização da caderneta de vacina neste final de semana

As vacinas do calendário de rotina e contra a Covid-19 e Influenza continuam disponíveis para aplicação neste sábado (07) e domingo (08). O atendimento das 8h às 17h acontece na sede da Secretaria Municipal de Saúde, área central da cidade, e na Clínica da Criança, no subdistrito de Guarus.

A administração dos imunizantes de rotina ocorre de acordo com a faixa etária e situação vacinal de cada criança. Assim, as vacinas para quem tem a partir de 2 meses são Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C e DTP.

Para os adolescentes são Hepatite B, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, e Tríplice Viral. Também será aplicada a vacina dTpa para gestantes.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para todas as pessoas com idade acima de 6 meses.

A proteção contra a Covid-19 contempla a 1ª, 2ª, 3ª das vacinas monovalentes para o público infantil e também é dividida por faixa etária. Logo, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias serão vacinadas com a Pfizer Baby e devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Para receber a 3ª dose, o prazo é de, no mínimo, oito semanas.

As crianças com idade entre 5 e 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. O intervalo é de oito semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose, que é o reforço do imunizante, deve ser realizada quatro meses depois. Todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais.

Também será administrada a 1ª dose da Pfizer adulto às pessoas acima de 12 anos. Para aqueles que irão receber a 2ª dose e têm entre 12 e 17 anos, o intervalo é de 2 meses. Já para os maiores de 18 anos, o prazo é 30 dias.

Para as pessoas acima de 12 anos também já podem receber a dose de reforço da vacina bivalente. Para ser vacinado é necessário respeitar o prazo de quatro meses a partir da aplicação da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *