Prefeitura de Campos faz limpeza de canais para melhoria no escoamento de águas pluviais

Prosseguem os trabalhos de limpeza no Canal Cacomanga e do Canal Coqueiro, para escoamento da água das chuvas intensas registradas nos últimos dias em Campos. A ação conta com máquinas de uma parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), pelo projeto “Limpa Rio”, após apresentação de indicação legislativa do deputado estadual Rodrigo Bacellar. Esta também é uma pauta do deputado João Peixoto, que vem acompanhando os trabalhos junto a Secretaria Municipal de Agricultura. O projeto inclui, ainda, a limpeza do Canal São Bento. A Prefeitura, por sua vez, já vem dragando outros canais e valas urbanas.

— Com recursos da Prefeitura, já dragamos a vala de drenagem Custodópolis, o canal do Rio Branco e estamos agora limpando uma vala de drenagem no Jardim Aeroporto. Depois vamos para o Canal do Saco. E na parceria com o Estado, duas máquinas estão atuando no Coqueiro, que corta o Parque Califórnia, Jóquei, Penha e Donana, e uma no Cacomanga, que drena a área de Ururaí — explica o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

O trabalho da parceria com o Estado utiliza duas máquinas long reach e uma dragline na retirada de lodo e vegetação, que em seguida são transportados em caminhões para local adequado. O contrato da Seas prevê a limpeza de toda a área urbana do Cacomanga e do Coqueiro, somando, nos dois, mais de 20 quilômetros. Após estas duas intervenções é que começa a limpeza do São Bento.

— Técnicos da secretaria de Agricultura fizeram um levantamento dos canais que precisavam de manutenção e levamos a pauta até o deputado estadual João Peixoto, que também intermediou para que as máquinas viessem à cidade através do projeto Limpa Rio, do Governo do Estado. Esse trabalho é muito importante para drenar a água em períodos de chuva na área urbana e, nos períodos de seca, auxiliar a chegada das águas pluviais às regiões rurais, por gravidade — destacou Robson.

Sobre as intervenções próprias do município, além do Canal do Saco, será feita também a limpeza da parte urbana do Canal Campos/Macaé, que também está assoreado em um longo trecho.

— Estamos concentrando todos os esforços para avançar nesse trabalho importante para drenagem de toda a área urbana, porque há indícios de que teremos um verão chuvoso e queremos minimizar ao máximo potenciais transtornos — completa o secretário de Desenvolvimento Ambiental.

Fonte: Supcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *