Prefeitura de Campos atinge 1.079 Cartões Goitacá entregues para referenciadas nos CRAS

Ao entregar 590 Cartões Goitacá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de Goitacazes na tarde desta quinta-feira (02), a Prefeitura de Campos atinge a marca de 1.079 famílias atendidas com o novo Programa Municipal de Transferência de Renda, lançado no dia 31 de maio, que até o final deste ano poderá contemplar 10 mil famílias.

O Prefeito Wladimir Garotinho e o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, estiveram no CRAS Goitacazes e prestaram esclarecimentos sobre o novo Programa de Transferência de Renda.

Ele falou sobre as ações que a Prefeitura vem realizando em favor das famílias na situação de extrema pobreza e anunciou que vai construir uma unidade do CRAS na Praia do Farol de S. Tomé, conforme projeto já encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF), aguardando liberação dos recursos para a construção.

“Quem fala mal de um programa social é porque perdeu a sensibilidade em relação a dor do próximo ou, então, porque nunca passou dificuldades na vida. Nós, como gestores, ao criar este Programa e disponibilizar esse Cartão para assegurar o direito à alimentação, estamos cumprindo um dos deveres da Prefeitura, que é fazer valer a Constituição ao cuidar das pessoas nas suas necessidades básicas para sobrevivência. Infelizmente, a Prefeitura não tem recursos para fazer tudo o que a população precisa e merece, mas definimos prioridades e a fome é uma delas”, destacou o Prefeito, que lembrou de outras ações sociais já desenvolvidas na atual gestão.

“Assim que assumimos a Prefeitura encontramos toda rede de proteção social destruída. Temos uma população imensa que precisa de apoio do poder público e estamos trabalhando firmes com a competente equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Em parceria com o governador Cláudio Castro, reabrimos o Restaurante do Povo, que é inserido no Progama RJ Alimentos e serve 1.500 refeições/dia e ajuda muita tente; implantamos o Programa Mãe Coruja, que entrega enxovais completos para os bebês das mães em situação de vulnerabilidade”, enumerou o prefeito.

O Secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, falou do esforço das equipes para remontar os Programas Sociais. “Estamos remontando a rede de proteção social que, além dos programas que atendem a grande massa da população que está na ponta sofrendo com a falta de emprego potencializado pela pandemia, cuidamos de reestruturar equipamentos de proteção social como o CetroPop; a Casa de Passagem e ainda os muitos convênios com as entidades assistenciais da nossa cidade. Como o Prefeito tem dito, não temos condições de fazer, tudo porque os recursos não alcançam as demandas, mas vamos avançando com muito esforço e boa vontade de realizar”, declarou Rodrigo Carvalho.

BENEFICIÁRIAS

“Eu estou muito feliz por saber que, a partir de agora, vou ter uma garantia de R$ 200 para poder comprar alimentos para meus quatro filhos. O Cartão Goitacá vai me ajudar muito e chega em boa hora. Eu perdi o recadastramento do Bolsa Família do Governo Federal e só vou voltar a receber depois de agosto”, relatou a dona de casa, Samantha Rosa Gomes, moradora do bairro Donana, mãe de crianças na faixa etária entre três meses e oito anos.

“Moro no interior e sem oportunidade de trabalho. Sou cadastrada no CRAS e estou recebendo esse Cartão Goitacá, que vai ajudar muito a minha família. Vou sair daqui e fazer compras, porque tenho uma filha de seis anos e vou comprar frutas e legumes”, declarou a dona de casa, Milena dos Santos Ribeiro, moradora no distrito de Saturnino Braga.

“Tenho três filhos com idades de três anos, cinco anos e oito anos. O Cartão Goitacá vai ajudar muito no orçamento de casa, porque durante a pandemia nós e muita gente perdemos muita coisa, inclusive, o emprego. Achar outro emprego é muito difícil e essa ajuda surge em boa hora. Temos que agradecer a Deus por termos autoridades que ajudam a quem mais precisa na prioridade”, declarou dona Sandra Oliveira, moradora no bairro da Tocaia, no distrito de Goitacazes.

“Eu e meus filhos estamos precisando muito desse apoio. Tenho dois filhos e para falar a verdade essa ajuda chega em boa hora, no momento certo, porque estou desempregada. Vou sair daqui direto para o Supermercado, porque já avisaram pra gente que os cartões já estão carregados com crédito de R$ 200,00. Vou fazer um jantar especial para minha família hoje mesmo, um estrogonofe de frango”, comemorou Kissila Gomes do Nascimento.

CONDICIONALIDADE

O Cartão Goitacá foi lançado na noite de terça-feira (31). Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

Confira a lista de beneficiados Cartão Goitacá (AQUI).

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.