Prefeito Wladimir Garotinho entrega mamógrafo que estava três anos sem funcionar

Com a missão de zerar a fila de espera por exame de mamografia, o prefeito Wladimir Garotinho entregou, na manhã desta quinta-feira (22), um mamógrafo no Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM). Em Campos, mais de duas mil mulheres estão à espera do exame. Na ocasião, o prefeito anunciou que vai comprar um novo tomógrafo para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e mais um mamógrafo para o município. Wladimir anunciou, ainda, que em breve vai estar reabrindo a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Nova.

O CRTM vai realizar por mês cerca de 300 mamografias. O prefeito esclareceu que o aparelho estava quebrado há cerca de três anos e foi encontrado pelos gestores, em uma sala desativada no Hospital Geral de Guarus (HGG). “Estamos retomando esse serviço. Este aparelho estava parado dentro de uma sala no HGG três anos. Isso é falta de carinho com as pessoas e a com a coisa pública. É um absurdo ele ter ficado tanto tempo sem utilidade. Hoje já passa de duas mil mulheres a espera para fazer mamografia. Até outubro, essa fila vai estar zerada. Vamos comprar um novo mamógrafo que vai ofertar mais assistência a população, pois o diagnóstico precoce salva vida”, relatou Wladimir Garotinho.

O secretário de Saúde, Adelsir Barreto, explicou que o mamógrafo vai ajudar não apenas reduzir a fila, mas dar poder de oferta do exame. “A intensão é zerar, até outubro, a fila de espera pelo exame. Sabemos que quando as mulheres se conscientizarem da importância de fazer mamografia, temos a certeza que a demanda vai aumentar. Com o outro mamógrafo que teremos em breve, vamos ofertar mais agendamentos. O câncer de mama é o de maior incidência na população”.

Já o diretor do CRTM, Uanderson Barreto, vê o mamógrafo como um divisor de águas na saúde da mulher em Campos. “Esse mamógrafo estava parado sem nenhum retorno à saúde das mulheres. Nós, do Centro, somos referência no rastreio do colo de câncer de útero e de mama, e associar o exame de rádio imagem com profissionais mastologistas para dar o diagnóstico vai acelerar bastante o tratamento das mulheres que vierem ter o diagnóstico do câncer de mama. Vamos acelerar bastante o tratamento da saúde de quem precisa”.

Sempre presente nas ações que envolvem assistência social, direito e saúde da mulher, a primeira-dama Tassiana Oliveira relatou testemunho pessoal, salientando a importância do diagnóstico precoce. “A prevenção é um ato de cura. Quanto antes é diagnosticado o câncer, mais qualidade de vida e chance cura se tem. Tenho a vivencia de pessoas da minha família com essa doença e sabemos a importância do diagnóstico e tratamento precoce, e o quanto isso faz a diferença. Esse mamógrafo vai ajudar a salvar vidas. Nós mulheres temos que nos conscientizar da importância de fazer os exames, tanto de mamografia quando de papanicolau”, falou a primeira-dama.

Outro testemunho foi dado pela paciente oncológica Heloísa Cardoso Rangel, que há 13 anos teve diagnóstico de câncer de mama. “Se hoje estou aqui, é porque um dia tive a oportunidade de fazer mamografia e descobrir um nódulo de forma precoce, o que me proporcionou qualidade de vida e oportunidade de viver. Eu sou prova viva disso. Passei pelo tratamento, fui curada. Temos que aprender a nos tocar, pois o corpo dá sinais, e ter um agente público que olha pela população mais humilde e nos oferta o que temos direito, é algo que nos faz acreditar que ainda tem jeito”.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Bruno Pezão, Edson Batista, Dandinho de Rio Preto, Leon Gomes, Kassiano Tavares, Marcione da Farmácia e Silvio Martins. Além da UBS de Vila Nova, o prefeito também citou a abertura de unidades de saúde que foram fechadas pelo governo anterior. “Neste final de semana reabrimos a UBS de Dores de Macabu, vamos reabrir a UBS de Vila Nova, estamos reformando a do Parque Aurora e terminado a reforma do Jamil Àbido, lembrando sempre que essas ações estão sendo possíveis com ajuda da comunidade, empresários e vereadores”, pontuou Wladimir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *