Prefeito Wladimir abre 5º FDP! com plantio de árvores nos jardins do Trianon - Tribuna NF

Prefeito Wladimir abre 5º FDP! com plantio de árvores nos jardins do Trianon

O prefeito Wladimir Garotinho participou nesta sexta-feira (22), nos jardins do Teatro Municipal Trianon, da cerimônia de abertura da 5ª edição do Festival Doces Palavras (FDP!), com o plantio de três mudas de Grumixama, nos jardins do Teatro. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, também participou da atividade, junto da primeira-dama, Tasiana Oliveira. Doceiras e escritores também se fizeram presentes. A programação do FDP! (AQUI) terá início às 15h, no Jardim do Liceu, prosseguindo até o próximo domingo (24).

A cerimônia começou com a execução do hino nacional brasileiro e do hino a Campos, pela Banda da Guarda Civil Municipal (GCM), sob a regência do maestro Rafael Almeida.

Em seguida fizeram o uso da palavra: presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Christiano Fagundes; o vice-presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes; Marcelo Sampaio, presidente do Centro Cultural que leva o seu nome; a doceira Dayse Souza Cruz e a diretora executiva da FCJOL, Sylvia Paes.

“Estamos iniciando uma festa com a cara do campista, exibindo duas de suas tradições mais belas: os doces e a literatura. Junto da sociedade civil, a Prefeitura de Campos promove o 5º FDP!, com mesas e exposições que são fundamentais para o conhecimento de partes importantes de nossa história, principalmente para os mais jovens que, muitas vezes, por falta de oportunidade, não a conhecem. Que seja uma festa maravilhosa”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

Junto de colaboradores da FCJOL, Auxiliadora Freitas destacou a importância do FDP! 2023.

“Agradeço o apoio de cada entidade parceira, pois o FDP! tem a alma de Campos dos Goytacazes. Demos toda a estrutura, justamente para que o evento possa se solidificar como atração de grande porte do calendário cultural do município. Esperamos por todos, até domingo, para encontros maravilhosos, degustação de deliciosos doces e shows com talentos da terra”, convidou.

PLANTIO DAS ÁRVORES – Trazidas pela Subsecretaria de Meio Ambiente, as mudas de Grumixama foram plantadas, por Wladimir e convidados, como forma de homenagear três pessoas que fizeram parte do FDP! Uma das árvores recebeu o nome do professor Hélio de Freitas Coelho, um dos idealizadores do evento, falecido este ano, sendo plantada por sua companheira, Rérica Seabra.

A segunda muda homenageou a chuvisqueira Juraci, plantada por seu viúvo, Paulo Moura de Oliveira, junto da filha, Gisele. A última árvore reverenciou a doceira Magda Vieira, sendo planada por sua filha, Carmem Vieira.

O evento contou com as presenças das doceiras Fátima Braga, Dona Engracia, Simone Gonçalves, Dayse e Nathália Souza Cruz, Maria Ilza, Andrea Coutinho, Beth Cruz, Dona Conceição de Maria, Dona Rosarinha e Dilce Maria.

O secretário de Governo, Angelo Rafael, também se fez presente, junto do secretário executivo do Procon, Carlos Fernando Monteiro, e da subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *