Prefeita Francimara participa de missa em comemoração ao padroeiro São Francisco de Paula

Seguindo as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), São Francisco de Itabapoana (SFI) comemorou nesta quarta-feira (21), o padroeiro São Francisco de Paula. A prefeita Francimara Barbosa Lemos e o vice-prefeito Raliston Souza, acompanhado de secretários, assessores e vereadores, participaram nesta manhã da celebração, que foi transmitida pelas redes sociais.

O dia do padroeiro é dois de abril. Entretanto, como neste ano a data integrou a Semana Santa, a paróquia precisou transferir os festejos, que começaram no último dia 12. Durante todos os dias e de acordo com o decreto municipal em vigor, a capacidade do templo está reduzida a 30%.

“Nesta oportunidade, vamos renovar nossos pedidos de intercessão ao nosso padroeiro. Que ele continue rogando a Deus por nosso município e todos nós que aqui moramos”, disse a prefeita, que também estava acompanhada do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos.

No início da cerimônia foram lembrados a missão dos profissionais de saúde, os pacientes do Hospital Municipal Manoel Carola e os são franciscanos vítimas da Covid-19.

Na sua homilia, o bispo diocesano Dom Roberto Francisco destacou que a celebração do santo foi transferida para o dia em que o Brasil, através de feriado nacional, recorda Joaquim da Silva Xavier. Segundo ele, ao comandar a Inconfidência Mineira, “um movimento de resistência e projeto de República com objetivo de desenvolvimento”, Tiradentes foi um mártir do país.

Sobre São Francisco de Paula, o bispo o caracterizou como “um santo austero e eremita, aquele que se afasta da cidade e ensina o amor aos pobres e a humildade”. “Fundador da congregação chamada Ordem dos Mínimos, ele queria ser menor. Era um servidor de todos. Nós precisamos de gente assim. Que nosso padroeiro possa nos ensinar sempre a amar”, finalizou.

AsCom – SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *