22/05/2024
Região

Prefeita Francimara assina termo de cooperação técnica com IFF para análise da produção leiteira

Com o objetivo de aprimorar a produção leiteira de São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeita Francimara Barbosa Lemos assinou nesta segunda-feira (4) termo de cooperação técnica com o Instituto Federal Fluminense (IFF). No encontro, também foi debatida a possibilidade de criação de um centro de referência ou campus na cidade.

A assinatura aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do atual reitor da instituição federal, Jefferson Manhães, e de Victor Saraiva, que assume o cargo em abril. Vereadores, assessores e secretários municipais também estavam presentes.

— Com muita alegria, selamos mais um passo crucial por meio de parceria com uma instituição tão importante no nível do IFF. A cooperação técnica será crucial para nossa agricultura, enquanto que a possível instalação de uma unidade de ensino em nosso município contribuirá para educação e qualificação profissional — afirmou a prefeita Francimara.

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, destacou que SFI é o quinto maior produtor de leite do Estado, com cerca de R$ 4,2 milhões de litros produzidos anualmente por 485 produtores.

Através da cooperação, o leite produzido no município será analisado pelos laboratórios do campus de Bom Jesus do Itabapoana. De acordo com o coordenador do curso técnico em Agropecuária, Alisson Rodrigues, o ganho será mutuo para as instituições.

— Vamos tentar minimizar os impactos que no dia a dia prejudicam o produtor, visto que cada vez mais são cobradas mais medidas de qualidade do leite e sanidade do rebanho, o que tem afastado produtores deste ramo — relatou.

O professor informou que serão realizados diversos tipos de exames laboratoriais, como de brucelose e tuberculose, além de análise da composição do leite e identificação do agente causador da mastite, que, segundo ele, é “um dos grandes causadores da negativa de muitos laticínios em aceitarem algumas produções leiteira”.

O atual e o futuro reitor do IFF pontuaram que esta parceria cumpre a missão do órgão. Jefferson sinalizou o esforço institucional para a criação de uma unidade no município, enquanto que Victor ratificou “o compromisso do IFF em prol do desenvolvimento regional”.

scola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana, que será inaugurada até o final deste mês e poderia abrigar um centro de referência do IFF, com cursos técnicos em diversas áreas. Ele foi conduzido pela chefe de gabinete Francilea Azeredo, o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, e os vereadores Yara Cinthia e Milson Mota.

A comitiva também esteve em Praça João Pessoa, nos espaços que abrigarão a Escola Municipal Agrícola e a Estufa de Mudas, como também na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba e na fábrica de fécula de mandioca, Dona Chica.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *