Potencial econômico de Campos atrai interesse de fundo internacional da China - Tribuna NF

Potencial econômico de Campos atrai interesse de fundo internacional da China

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O Prefeito Wladimir Garotinho e o vice-Prefeito Frederico Paes receberam nesta quarta-feira (10) uma delegação de chineses da cidade de Shenzhen, que ficou impressionada com o potencial econômico do município, tanto na agricultura, indústria, tecnologia, quanto na infraestrutura logística do Porto do Açu. Com a assinatura do protocolo de intenções bilateral nas áreas de pesquisa, tecnologia e industrialização, um grupo de trabalho vai ser criado com representantes de Campos e do China Shenzhen Foreign Trade Group Corp Ltd para traçar estratégias de desenvolvimento de negócios.

Wladimir se colocou à disposição do grupo para que a parceria com os investidores se concretize. O prefeito falou das potencialidades do município na área tecnológica e no agronegócio, uma vez que Campos hoje é a 2ª cidade do Estado do Rio em produção de energia fotovoltáica (solar), possuindo três das quatro usinas de cana de açúcar do Rio, além de ser a maior bacia petrolífera do Brasil. Ele destacou, ainda, os mananciais hídricos e a proximidade com o Porto do Açu.

“Recebemos empresários da China voltados para a tecnologia e o agronegócio, que estão conhecendo a cidade e suas potencialidades. Eles possuem interesse em investir no município, assim como na realização de negócios na área da importação e exportação de alimentos e produtos. Vamos criar um grupo de trabalho para aprofundar as negociações. Estou feliz em recebê-los, pois é fruto do trabalho sólido que estamos fazendo. Uma possível parceria significa geração de renda e empregos no nosso município”, declara Wladimir.

Para Frederico Paes, a vinda da delegação a Campos representa credibilidade. “É preciso destacar a importância da comitiva em procurar pelo nosso município, pois mostra a credibilidade do governo Wladimir, principalmente, quando entendemos que a China raramente faz negócios se não tiver a participação governamental. Isso é fruto da segurança jurídica que a gestão do Prefeito Wladimir tem passado para o mercado, o que faz com que possamos ter novos investidores”, afirmou.

O grupo China Shenzhen Foreign Trade Group Corp Ltd comporta empresas no ramo de finanças, construção e gestão de parques tecnológicos e industrial, construção civil, e-commerce e agronegócio. A comitiva com cinco chineses foi liderada por Yin Kefei, vice-presidente da Shenzhen Investimentos Holdings Co LTDA, empresa que possui faturamento de U$ 160 bilhões.

“Vimos a Campos em busca de oportunidades de negócios que seja bom para ambos. Estamos satisfeitos com o que nos foi apresentado, com os investimentos já feitos no município e vamos estudar a viabilidade de parceria. Estou impressionado com a gestão do Prefeito Wladimir e convido ele e sua equipe para ir em Shenzhen conhecer a sede do nosso grupo”, disse Yin Kefei.

O diretor de operações portuárias do Porto do Açu, Vinicius Patel, participou do encontro ao lado do Prefeito Wladimir Garotinho e do vice-Prefeito Frederico Paes. E destacou: “Primeiro, é uma oportunidade enorme de estarmos juntos colaborando com a Prefeitura de Campos e gerando parcerias com um dos maiores investidores mundiais. Temos aqui em nossa região oportunidade enorme de fazer com que a industrialização brasileira aconteça aqui no Norte Fluminense, passando por Campos e pelo Porto do Açu, desenvolvendo todo o estado do Rio. Então, é uma oportunidade única e temos que ser capazes de ter condição de fazer com que isso aconteça o mais rápido possível”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, lembra que a China é a maior potência do mundo. “Entendemos que precisamos de capital externo para desenvolver o município, através da inovação tecnológica e das parcerias, especialmente de empresas internacionais. Estamos buscando trazer recursos para desenvolver nossa região. Campos é um bom lugar para se investir. Precisamos apresentar nosso município, não só para o país, mas para o resto do mundo. A China é um grande parceiro do Brasil e vamos nessa parceria para desenvolver o município”, finaliza.

COAGRO

Os chineses aproveitaram a vinda a Campos e conheceram a Cooperativa Agroindustrial (Coagro), quando puderam ver de perto uma das potencialidades do agronegócio de Campos, que tem a cana de açúcar, como sua principal matéria-prima.

Presentes, o presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil&China (CIDECOM), Mário Estrela; o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel; o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior; o secretário municipal de Comunicação Social, Sérgio Cunha; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire e a primeira-dama, Tassiana Oliveira.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *