16/06/2024
Política

População recebe com alegria a indicação de Yara Cinthia e Renato Roxinho como pré-candidatos para continuar o legado da prefeita Francimara

A prefeita Francimara Barbosa Lemos e seu esposo, o ex-prefeito e suplente de deputado estadual Frederico Barbosa Lemos, lançaram os nomes da professora e vereadora Yara Cinthia, pré-candidata a prefeita, e do agricultor e vereador Renato Roxinho, pré-candidato a vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI).

Com três mandatos na Câmara Municipal, atualmente a única representante do sexo feminino no Legislativo de SFI e a parlamentar mais votada nas Eleições de 2020 (1.535 votos), além de ser ex-secretária de Educação e Cultura do município, Yara pretende dar prosseguimento ao trabalho de Francimara, da qual é aliada desde a campanha vitoriosa nas Eleições de 2016, quando o município elegeu a primeira prefeita da história.

“Dos 13 parlamentares da Câmara, fui a única vereadora que acreditou no projeto político e acompanhou o Grupo da Francimara, sendo que à época me chamaram de louca. Diziam que não íamos chegar a lugar nenhum. Naquele momento, a gente via que o município precisava mudar, dar dignidade às pessoas. Quando foi lançado o nome da atual prefeita não houve vaidades. Nós queríamos, sim, fazer com que São Francisco tivesse alguém que lutasse para melhorar o município. O que aconteceu e vem acontecendo”, revelou Yara em recente entrevista.

Já no Executivo, atuando como secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia deixou a importante marca ao elevar a posição do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tirando SFI do incômodo último lugar entre todas as 92 cidades do Estado, posição registrada em 2015, na gestão anterior à de Francimara.

Yara, que é servidora pública concursada desde 1993, destacou os avanços durante as gestões da prefeita Francimara. “São avanços significativos na Educação, com a reforma, ampliação e construção de escolas; na Saúde, com a reforma do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, implantação de novas Bases do Resgate Municipal, aquisição de Mamógrafo Digital e outros equipamentos, reabertura do Centro Cirúrgico, a implantação do NUPRAPAC (Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares), soro para salvar a vida das pessoas picadas por escorpiões, apoio aos produtores rurais com a distribuição de vacinas, patrolamento de estradas, criação da Ronda Maria da Penha, enfim, avanços em todas as áreas. Temos um grande desafio de trabalhar ainda mais para que SFI não pare de crescer”, ressaltou Yara.

Renato Roxinho

Escolhido como pré-candidato a vice-prefeito de SFI pelo grupo da atual prefeita, Renato Roxinho está no seu primeiro mandato de vereador, tendo sido ainda secretário de Agricultura no Governo Francimara.

Renato é filho de Manoel Roxinho, que foi presidente da Câmara e vice-prefeito de São João da Barra (SJB), quando SFI não havia ainda sido emancipado e pertencia ao município sanjoanense, sendo conhecido por Sertão de SJB.

Em 2016, Renato Roxinho chegou a fazer os votos suficientes para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, no entanto, empatou no número de votos (826), dentro da sua legenda, com o candidato Caboclo. Como critério de desempate, por ser mais velho, Caboclo conquistou a vaga e Roxinho deixou de ocupar a cadeira naquela legislatura.

Já em 2018, Roxinho obteve 5.735 votos para deputado estadual (25,15% do total de votos válidos no município), sendo o candidato mais votado para a Alerj em SFI naquelas Eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *