22/05/2024
Região

Chuva: Cláudio Castro decreta ponto facultativo no estado do Rio

O governador Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo em todo o Estado do Rio nesta sexta-feira (22). A decisão, anunciada em caráter de urgência no início da noite desta quinta (21), foi justificada pelas previsões dos maiores canais de meteorologia do país, que indicam a probabilidade de tempestades na maioria dos municípios nos próximos três dias.

De acordo com Castro, a medida visa dar segurança à população e, ao mesmo tempo, facilitar o trabalho dos funcionários estaduais diante de eventuais estragos causados pela chuva. O governador pediu que as prefeituras, especialmente aquelas que estão na área de risco, acompanhem a decisão. Ele não confirmou se as aulas da rede estadual serão suspensas.

“Para que as nossas equipes possam trabalhar e consigam garantir a segurança nas ruas, estou decretando ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 22. Estou neste momento em reunião com o gabinete de crise no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) para alinharmos nossas ações do plano de contingência, para reduzir os impactos dos temporais. Estou ligando para os prefeitos das regiões com previsão de alto índice de chuvas para que façam o mesmo”, disse.

O governador informou que aumentou o efetivo de servidores lotados em órgãos de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, as Polícias Militar e Civil, além do programa Segurança Presente.

“O Corpo de Bombeiros cancelou todas as folgas até domingo, isso dá um quantitativo extra de dois mil homens nas ruas. Agentes do Segurança Presente e Lei Seca também estarão todos à disposição do socorro necessário. São quatro mil homens e mulheres, além da Polícia Militar e também da Polícia Civil”, alegou.

O governador também disse que as secretarias de Infraestrutura, Cidades, Agricultura e Meio Ambiente estão com os maquinários preparados: “Temos um trabalho na questão de saúde, assistência social e maquinário já organizado em todas as regiões para que a gente possa fazer um socorro, se necessário, muito rápido”.

Mais cedo, o Castro afirmou em suas redes sociais que investiu mais de R$ 3 bilhões em ações preventivas em todo o estado, incluindo cerca de R$ 1 bilhão para equipamentos e maquinários. “Estamos prontos para agir com força total, garantindo a segurança da população fluminense”.

O Dia*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *