PF faz operação no RJ contra quadrilha de estelionatários especializada em dar golpes no INSS - Tribuna NF

PF faz operação no RJ contra quadrilha de estelionatários especializada em dar golpes no INSS

A Polícia Federal está realizando nesta quinta-feira (29) uma operação em Três Rios (RJ) e São João de Meriti (RJ) para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em endereços de suspeitos de integrar uma quadrilha de estelionatários especializada em dar golpes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Até a última atualização desta reportagem, a PF havia apreendido documentos na casa de um dos alvos em Três Rios.

A operação recebeu o nome de “Quarteto Fantástico” em alusão aos quatro principais membros da quadrilha desarticulada pela ação. De acordo com a PF, os criminosos desviaram cerca de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos.

No decorrer das investigações, foi constatado que os estelionatários utilizavam dados e cadastros de pessoas falecidas, a partir de documentos falsos, para coletar diversos benefícios previdenciários fraudulentos, principalmente a pensão por morte e aposentadoria.

Com os dados em mãos, os criminosos abriam uma conta em um banco e, a partir do uso de documentos falsos, realizavam empréstimos consignados no valor máximo permitido pela instituição financeira.

A PF explicou ainda que, “além de fraudar pensões por morte, a quadrilha também viabilizava concessões ilícitas de aposentadorias, através de uma modalidade de fraude denominada ‘contagem de tempo’, na qual incluía-se acréscimos indevidos de tempo para fins de aposentadoria”.

Com a interrupção das fraudes contra o INSS, a PF estima que houve “um prejuízo evitado de cerca de R$ 6 milhões”.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso e organização criminosa. Se somadas, as penas podem chegar até 26 anos e 8 meses de reclusão.

G1*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *