Pacientes internados em tratamento de hemodiálise recebem alta do HGG - Tribuna NF

Pacientes internados em tratamento de hemodiálise recebem alta do HGG

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado pela primeira-dama Tassiana Oliveira; e o vice-prefeito Frederico Paes estiveram na manhã deste sábado (13), no Hospital Geral de Guarus (HGG), acompanhando a alta hospitalar dos 33 pacientes que estavam internados para tratamento de hemodiálise. Destes, 18 já foram para as suas residências hoje e os demais irão para as suas casas ao longa da semana. Ao todo, 50 estão recebendo este atendimento internados. Eles foram levados por veículos da Prefeitura. A partir de agora, irão fazer a Terapia Renal Substitutiva (TRS), através do atendimento ambulatorial.

A manhã no refeitório do HGG foi cercada de lágrimas e gratidão, quando os pacientes foram levados ao local e ouviram do prefeito Wladimir a notícia que tanto esperaram, permitindo que dissessem “Eu vou para casa”.

Ainda sem saber que receberia a alta, seu Antônio Pereira, 74 anos, contou que, na última sexta-feira (12), fez um ano que estava “morando” no hospital para fazer tratamento. Ele disse o quanto sente falta da casa e da família. “Sinto muita falta da família e da minha casa. Só saí daqui para ir ao médico. Passei esse ano dormindo e acordando. Foi o que eu fazia”, contou o paciente.

– Hoje é um dia histórico para os pacientes renais crônicos da cidade de Campos. Nós conseguimos, através do entendimento entre a Prefeitura e o Hospital Doutor Beda, que os 50 pacientes que hoje são atendidos dentro dos nossos hospitais que, na verdade, moram dentro dos nossos hospitais, aguardando vaga na fila de regulação, sejam transferidos para o Hospital Doutor Beda para fazer o tratamento ambulatorial. Agora, eles vão poder voltar ao convívio das suas famílias. É uma linda história que a gente está construindo aqui na cidade. Eu sei o quanto era difícil o sofrimento dessas famílias. Eu vim diversas vezes ao HGG e me deparei com o desespero dos pacientes, das famílias. Então, é um dia pra ficar guardado no coração, pra ficar guardado na memória e na história, como o dia em que a gente conseguiu de uma vez por todas acabar com esse sofrimento. Para coroar com chave de ouro, já foi anunciado pelo secretário estadual de Saúde, doutor Luizinho, a nossa clínica pública de hemodiálise que vai ser regional e será anexa ao Hospital Geral de Guarus. É mais um sonho realizado!”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

O vice-prefeito Frederico Paes, que também teve o pai Francisco Paes paciente de hemodiálise, lembrou o quanto este dia é importante para as famílias.

“ Os pacientes querem ir para casa, mas estamos fazendo muito bem as suas famílias. Isso é importante deixa a gente feliz. Minha gratidão a toda a equipe da Saúde, que durante o dia, a noite e final de semana que não param. A você Wladimir, que tem o coração de ouro, e as pessoas do bem, que querem fazer o bem contaminam” disse o vice-prefeito Frederico Paes.

O dia foi considerado mais um grande passo da saúde no município, que vai permitir que esses pacientes que dependem de uma máquina para ser manterem vivos tenham sua vaga garantida.
“Todos esses pacientes passarão a fazer a hemodiálise de forma ambulatorial no hospital doutor Beda. É uma felicidade muito grande. A gente tem que agradecer ao grupo IMNE que nos acolheu nesse momento e conseguiu viabilizar em fazermos essa transferência. É véspera do Dia das Mães e as pessoas estão indo para as suas casas, um grande passo”, destacou o Secretário de Saúde Paulo Hirano.

O diretor do HGG, Vitor Mussi lembrou que, desde o início do governo, a situação dos renais sempre foi um problema. “ Eu quero agradecer a toda a equipe. Todos aprendemos a amar vocês pelo que acompanhamos da história de vocês”, destacou o diretor Vitor Mussi.

Também estiveram presentes toda a equipe da Secretaria e da Fundação de Saúde; a presidente da Associação Amigos do Rim, Greice Vasconcelos, os vereadores Marcione da Farmácia, Álvaro Oliveira, Paulo Arantes e Juninho Virgílio, além do vereador licenciado e atual presidente da Fundação da Infância, Leon Gomes.

Fonte: Secom

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *