29/05/2024
Campos

Organizadores do 11º Festival de Petiscos do Farol apresentam os pratos que serão vendidos

Já está tudo organizado para um dos eventos mais tradicionais da praia de Farol de São Tomé, o 11º Festival de Petiscos, esse ano realizado nas duas primeiras semanas de setembro – dias 1º, 02 e 03 e 07, 08, 09 e 10 – na orla da praia campista. Nesta quarta-feira (08), a Associação de Hotéis, Comércios e Similares do Farol (Ashcom), promotora do evento, junto com os comerciantes que estarão participando, fizeram a apresentação dos pratos.

O Festival de Petiscos conta com apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Secretaria de Turismo, entre outros órgãos municipais, além do Sicoob Fluminense e Cervejaria Ambev. Um total de 10 restaurantes, duas docerias, uma sorveteria/açaiteria e um estande de drinques e cachaças estarão comercializando seus produtos com valor único de R$ 25,00.

E para animar a festa, cerca de 30 atrações musicais estão sendo agendadas, com previsão de duas ou mais a cada dia. A estimativa dos organizadores é de um público em torno de 80 mil pessoas durante todo o Festival, superando a média do ano passado, de cerca de 70 mil.

O Festival de Petiscos foi idealizado pela primeira diretoria da Ashcom, na época presidida por Ordiley Caetano, o “Leley”.

“A cada ano que passa o Festival se consolida ainda mais. Para você ter uma ideia, comerciantes e moradores da praia, assim como pessoas que residem ao redor, esperam ansiosos, porque movimenta os setores econômicos locais e dá vida à praia campista”, afirma Leley.

A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, esteve na apresentação dos pratos e afirmou: “Seguimos apoiando um dos eventos mais importantes do calendário de festas da praia de Farol de São Tomé, no qual pratos maravilhosos revelam deliciosas receitas que só o Festival de Petiscos nos oferece. Mais uma vez será sucesso”, acrescentou a presidente, ao lado do representante da Secretaria de Turismo, o chefe de Gabinete, Fabiano Gomes.

PREPARATIVOS

Maria Cirene Rodrigues, proprietário do bar Casa Country, vai participar pela segunda vez e a expectativa é grande.

“O Festival de Petiscos sempre alcança grande público, que comparece à praia para provar as nossas delícias e curtir momentos de descontração”.

Juliana Franco, do Restaurante Braseiro São Tomé, ao lado do marido Matheus, disse que ano passado foi muito bom e esse ano promete ser melhor ainda.

“Todos nós começamos a elaborar tudo muito antes, para que tudo saia dentro do planejado. Isso tudo é muito bom para movimentar a praia”, afirmou a comerciante, no intervalo da arrumação dos pratos que serão apresentados, bolinho de aipim com camarão, coxinha com catupiry e surgão de frango.

O Festival de Petiscos se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro por meio da lei 919/2019, de autoria do então deputado estadual Gil Vianna.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *