Obras do Programa Bairro Legal no Parque Julião Nogueira em fase final - Tribuna NF

Obras do Programa Bairro Legal no Parque Julião Nogueira em fase final

As obras do Programa Bairro Legal no Parque Julião Nogueira estão na fase final da construção da infraestrutura – redes de drenagem e de coleta de esgoto. No momento estão sendo finalizadas as obras nos poços de visita, que são pontos de entroncamento das redes de galerias pluviais que canalizam água das chuvas coletadas pelos ralos e aduzidas por gravidade até o Canal do Saco. Este, por sua vez, margeia o bairro e prossegue por região de antigos canaviais, até desaguar no Canal Cacomanga que deságua no Rio Ururaí.

As ruas que já receberam as obras de infraestrutura, com pavimentação em asfaltamento e blocos intertravados. O asfaltamento aconteceu na Rua Dionízio Augusto, que também já recebeu a construção de sarjetas conjugadas com meios-fios paralelamente à construção das calçadas. Outra rua que já teve o aspecto mudado com as obras de infra e urbanização foi a Rua Epitácio Pessoa, que passa por finalização da regularização da sub-base e da base para asfaltamento já iniciado, conforme informa o Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.

A realização das obras representa empregos diretos para 70 homens, que trabalham desde 2022 nos serviços de escavação, terraplanagem, construção de redes subterrâneas de drenagem, esgotamento sanitário e reparos nas redes adutoras de água potável.

“Para assegurar qualidade na sub-base e na base das vias, tanto nas vias que recebem pavimentação em asfalto, tanto nas que recebem a pavimentação em asfalto, utilizamos bica corrida e pó de pedra, que formam uma espessa camada compactada com com água e rolo compressor”, acrescenta Fábio Ribeiro.

O asfaltamento da Rua Epitácio Pessoa prossegue desde a Avenida Cora de Alvarenga até a José Naked (marginal do Canal do Saco). O asfaltamento teve início na Rua Dionísio Augusto e prossegue até o seu final na Rua Visconde de Alvarenga, no Parque Rodoviário. Também prossegue o asfaltamento na Rua Francisco Luiz Rodrigues e a Rua Professor Castro, entre a Avenida Cora de Alvarenga e a Rua José Kaked que é a via marginal ao Canal do Saco que tem no seu curso descoberto o limite entre o Parque Julião Nogueira e o Parque Rodoviário.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *