16/06/2024
Região

SFI: Gestão de orla e praias é tema de palestra com geógrafo marinho na quarta-feira (26)

São Francisco de Itabapoana (SFI) receberá nesta quarta-feira (26) o pesquisador e especialista em gestão costeira, Eduardo Bulhões, para uma palestra sobre gestão de orla marítima e praias. O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), às 10h, na Câmara Municipal.

Bulhões é doutor, geógrafo marinho e integra a Unidade de Estudos Costeiros da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele vai tratar dos impactos das mudanças climáticas e da ação humana no litoral, a partir dos problemas causados pela erosão costeira e das possíveis soluções. O objetivo é contribuir com as atividades de planejamento e gestão do território.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, o palestrante tem relevância internacional e experiência de mais de 20 anos nesta temática. Ela contou que o especialista trará em sua fala o papel da municipalidade na gestão de praias e orla marítima, abordando vantagens e desvantagens.

— SFI possui um amplo litoral e significativa vocação turística, mas o problema da erosão costeira vem sendo observado em diversos locais. Isso reforça a necessidade de promovermos esforços conjuntos. A palestra será aberta a toda população, que precisa ser parceira nas ações de preservação dos ecossistemas litorâneos. — afirmou.

Ainda sobre o palestrante, a secretária informou que Bulhões possui formação superior nas áreas de geografia, geologia e geofísica marinha e atua em atividades de ensino e pesquisa científica. Nos últimos anos, assessora gestores públicos em temas como criação de unidades de conservação no litoral e em projetos de gestão integrada da orla marítima.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *