Moradores de Dores de Macabu receberam a 11ª edição do Morar com Saúde - Tribuna NF

Moradores de Dores de Macabu receberam a 11ª edição do Morar com Saúde

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O prefeito Wladimir Garotinho participou, neste sábado (25), da 11ª edição do Programa Morar com Saúde, em Dores de Macabu. Ele acompanhou de perto os serviços ofertados para os moradores do distrito e ainda jogou bola com os meninos do Conjunto Habitacional Maravilhas do Mundo.

“Eu faço questão de vir e dar um abraço em todo mundo. Obrigado a todos que estão acreditando no nosso trabalho. O conjunto é formado por um povo querido”, afirmou o prefeito Wladimir.

Foram oferecidos diversos serviços para cerca de 300 famílias que moram no local. Através do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), realizados agendamentos de exames de mamografia, preventivo, laqueadura e vasectomia, e disponibilizados medicamentos, exames de sangue, psicólogos e consultas em diversas especialidades médicas.

Luciana Silvino levou a filha Ana Clara Silvino Maria, de 11 anos, para uma consulta oftalmológica. “Ela estava com dificuldade na escola e a professora nos avisou. Fomos muito bem atendidas pela médica que descobriu que ela tem dificuldades e só enxerga 10%. Sou muito agradecida ao prefeito por este programa”, disse Luciana.

A médica oftalmologista Ellen do Espírito Santo destaca que o atendimento é benéfico para a população. “A prefeitura consegue ajudar crianças, identificando problemas de visão e que não conseguem desenvolver nas escolas. A visão é um dos sentidos mais importantes. Sem ela, a gente não consegue ver as maravilhas do mundo” afirmou a médica.

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) ofereceu serviços como o credenciamento de vagas de estacionamento para idosos, passe livre para pessoas portadoras de deficiência, recurso de multas, emissão de credencial, vistoria e liberação de alvará para taxistas, dentre outros.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, combate aos roedores, agendamento para castração de animais e vacinação antirrábica de cães e gatos, além de uma exposição de animais peçonhentos. A mostra serviu para que os moradores identificassem os animais e pudessem se prevenir, para evitar acidentes.

Os moradores também puderam solicitar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cortar o cabelo, além de terem disponíveis as vacinas de rotina e contra a gripe e Covid-19.

A dona de casa Juracy Andrade Moura afirma que sentiu muita felicidade em participar do programa.

“Consegui vacinar meus nove filhos, e este programa é uma forma da gente aproveitar os serviços públicos que durante a semana não temos condições de ter acesso“, destacou Juracy.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizou os dados cadastrais das famílias e a inclusão em programas como o Mãe Coruja. A concessionária Águas do Paraíba foi também parceira do programa.

Elisabeth Silveira Maria, moradora do condomínio desde que foi construído, passou pela testagem de glicemia, oftalmologista e também fez as sobrancelhas. “Agradeço muito ao Prefeito pelo atendimento que recebemos. Tudo foi muito bom”, disse.

A coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, lembrou que cerca de 300 moradores foram atendidos. “O prefeito diz que quer que faça tudo com muito carinho. A estrutura tem área de espera, na sombra, a população está entendendo o objetivo do programa, que é cuidar das pessoas, o lado social e a saúde. Como Wladimir diz: não é só bora trabalhar, é cuidar das pessoas e escrever uma nova história e um novo tempo”, concluiu Linda Mara.

PROGRAMA – A última edição deste ano está programada para o dia 16 de dezembro, na Tapera 3. No verão de 2024, os serviços serão levados para o Farol de São Tomé, em 27 de janeiro. O programa, criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, tem a parceria de várias secretarias municipais, entre elas, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. A primeira edição foi lançada oficialmente no dia 14 de maio de 2022 pelo prefeito Wladimir Garotinho, no Condomínio da Bíblia, situado no Parque Santa Clara, em Guarus.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *