Mais de 38 mil eleitores aptos a votar em São Francisco de Itabapoana
O município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, conta nessas eleições gerais de 2022 com 38.863 eleitores aptos a votar. O município que tem, de acordo com o IBGE, uma população estimada de 42.214 habitantes, conta com 37 locais de votação.
Dentre as localidades ou bairros, o maior contingente eleitoral está no Centro, com 5.277 eleitores cadastrados, distribuídos em dois locais de votação: o Colégio Estadual São Francisco de Paula, com 3.016 eleitores, e a Escola Municipal Professor Herval Luiz dos Santos Batista, conhecida como Escola Modelo, com 2.261 eleitores. Vale lembrar que a Escola Modelo substitui o Ciep, que dei xa de ser utilizado pela Justiça Eleitoral. Ou seja, todos os eleitores que votavam nas sessões eleitorais do Ciep votarão na Escola Modelo.
A localidade com o menor número de eleitores é Santo Amaro, no entorno de Praça João Pessoa, com apenas 100 eleitores cadastrados.
Segundo os dados obtidos pelo VNOTÍCIA, para 5.350 eleitores no município o voto é facultativo, dentre os quais 468 são adolescentes entre 16 e 17 anos e 4.882 têm mais de 70 anos.
Ao todo serão usadas 110 urnas espalhadas pelos 37 locais de votação em todo o município de São Francisco de Itabapoana, fora as urnas reservas que ficam sobreaviso na sede da 130ª Zona Eleitoral do Município para uma eventual substituição caso apresente algum problema. O município tem 137 sessões eleitorais, sendo algumas agregadas, ou seja, quando os eleitores de duas ou até três sessões estão cadastrados em apenas uma urna. Com isso o número de urnas é sempre menor quando comparado ao número de sessões.
Ordem de votação
A ordem de votação na urna eletrônica é: 1º Deputado Federal, 2º Deputado Estadual, 3º Senador, 4º Governador e 5º Presidente da República. Para Presidente e Governador, são dois dígitos, para Senador, são três dígitos, para deputado federal, são quatro dígitos e para deputado estadual são cinco dígitos.
Orientações
As sessões irão funcionar das 8 às 17 horas;
Saia de casa sabendo seu local de votação e o número de sua sessão;
Leve um documento oficial com foto, como RG ou habilitação;
O eleitor poderá votar apenas apresentando o aplicativo e-Título, caso o mesmo já apresente sua foto. O aplicativo tem de estar atualizado e instalado. No dia da votação o e-Título estará indisponível para downloads e atualizações;
Leve a cola eleitoral com os números dos candidatos;
Ao digitar o número, verifique se as informações como nome e foto de seu candidato apareceram na urna. Somente após essa verificação aperte a tecla verde confirma.
Fonte: VNotícia