Luta contra o câncer fotografada no foyer do Palácio Nilo Peçanha

Acontece na manhã desta quinta-feira (21), às 10h, a abertura da exposição “Câmara, Luz e Inspiração”, no foyer da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes. A exposição faz parte da programação do Outubro Rosa da casa legislativa.

O plenário da câmara será o primeiro ambiente a dar voz ao alerta da importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama, através de uma palestra da médica que é membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no setor de mama, Janaína Rangel Lobo.

Já o foyer da casa legislativa será uma plataforma expositiva até o dia 31 deste mês. A exposição de fotografias, resultado da parceria entre a fotógrafa Tatiana Gomes e a maquiadora Dayane Gomes é composta por 10 painéis com fotografias inéditas de mulheres que estão no processo de cura ou na luta para vencer o câncer de mama.

Para a fotógrafa Tatiana Gomes, o objetivo “é mostrar para essas guerreiras que elas continuam lindas, com cabelo, sem cabelo, que a perfeição está acima do que o câncer pode causar. Fico feliz quando consigo passar através das fotos, o olhar que enxerga o interior de cada uma e não somente o exterior”.

A produção para essa exposição aconteceu no estúdio da maquiadora Dayane Gomes que também doa seu trabalho, não só para a conscientização da importância do diagnóstico precoce, mas principalmente para levantar a autoestima das mulheres. Segundo a maquiadora, “fazê-las enxergar o outro lado da doença, que é não desistir da luta e fazer da vitória uma arma para ajudar a outras mulheres, não tem preço, tem valor”.

As modelos fotografadas estarão presentes no evento e cada uma representa um segmento ou grupo de luta pela causa.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fábio Ribeiro é de total importância toda manifestação como forma de agregar a causa.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama. A Câmara de Vereadores, através da Escola Municipal de Gestão Legislativa, Emugle não poderia deixar de se manifestar. Quero convidar a todos a visitarem a exposição no foyer do Palácio Nilo Peçanha até o final deste mês, concluiu o presidente.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *