22/05/2024
Campos

Limpeza do Canal Campos-Macaé avança na área urbana

“O trabalho de limpeza do Canal Campos-Macaé segue avançando, mas, por estar concentrado, neste momento, na área urbana, torna-se complexo e delicado”. A afirmação foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior. De acordo com ele, cerca de 10 quilômetros do canal já foram limpos. Atualmente, as máquinas estão realizando a limpeza do leito e da margem do corpo hídrico no lado direito do canal, próximo ao McDonald’s. O objetivo é reduzir alagamentos, em especial na área central do município.

“Já foi limpo um quilômetro do canal, nessa área urbana. Terminando o lado direito, as máquinas vão para o esquerdo e, quando chegar nessa etapa, o trânsito terá que ser parcialmente interditado”, explicou.
Almy lamentou o fato de o canal ter virado depósito de itens como embalagens descartáveis, latas, garrafas, dentre outros entulhos. “Além da fiação elétrica e vegetação presentes no local, que dificultam o trabalho, temos o agravante da grande quantidade de dejetos acumulados no fundo, que vem sendo retirada”, disse.

O secretário explicou, ainda, que a limpeza do Campos-Macaé teve início em novembro do ano passado, no trecho entre a Chatuba e o Canal Macacuá, que fica nas proximidades da Estrada dos Ceramistas. “Já foram limpos 10 quilômetros nesse trecho”, acrescentou Almy, que acompanhou o vice-prefeito Frederico Paes, na ocasião no cargo de prefeito em exercício, em janeiro deste ano, na vistoria feita ao canal.

Os serviços integram o Plano de Ação para Limpeza de Canais Urbanos e Rurais de Campos, da Comissão Municipal de Recursos Hídricos e Gestão de Águas, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho em setembro do ano passado. Os trabalhos têm o apoio do Programa Limpa Rio, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *