Lançado Programa de Saúde Animal, com assinatura de convênio e inauguração em Campos

O Prefeito Wladimir Garotinho assinou neste sábado (11), convênio com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Raul Palácio, para implementação, em Campos, de Programa de Saúde Animal da Região Norte Fluminense. O convênio foi assinado pelo prefeito – que estava acompanhado pela primeira dama, Tassiana Oliveira -, pelo reitor Raul Palácio, pelo Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Sérgio Azevedo, o “Doutor Serginho”, e pelo diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, durante solenidade de inauguração de clínicas móveis para castração de cães e gatos, os Castra Móveis.

O ato aconteceu no estacionamento do Boulevard Shopping, onde equipes do CCZ realizam vacinação de animais. A solenidade foi prestigiada por entidades protetoras de animais da cidade. O convênio, com anuência do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Doutor Serginho, implica na doação de 12 bolsas para veterinários que vão atuar nos castra móveis do CCZ fazerem residência no Hospital Veterinário da Uenf. A partir daí, donos de animais castrados terão oportunidade de levar os pets para acompanhamento pós-cirúrgico, caso seja necessário, nas primeiras 24 horas.

Participaram da solenidade autoridades municipais, estaduais e federais, entre elas, o deputado estadual, Bruno Dauaire, o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Doutor Serginho, além da deputada federal Soraya Santos, que dedicou Emenda Parlamentar com destinação de recursos para a compra das Unidades Móveis Refrigeradas com 20m² cada. Soraya lamentou a inércia da gestão anterior, que não fez uso dos recursos, que ficaram disponíveis por três anos na conta da Prefeitura.

Também prestigiaram a solenidade os vereadores Leon Gomes, Marcos Elias, Edson Batista, Álvaro Oliveira, Diego Dias, o vereador licenciado Juninho Virgílio, atual secretário de Governo, e o ex-vereador Eduardo Crespo, autor da Indicação Legislativa que criou o Programa Castra Móvel nas legislaturas de 2019 e 2020, que não foi implementada pela gestão anterior.

“Hoje entregamos duas Unidades do Programa Castra Móvel, que são clinicas volantes para castrar os pets errantes (animais que estão nas ruas) e os pets de estimação das pessoas que não podem custear a castração. São recursos decorrentes de Emenda da deputada federal, Soraya Santos, que nos prestigia com sua presença e que ficaram por três anos na conta da Prefeitura, parados por falta de projeto. Assinamos aqui importante convênio com 12 bolsas para capacitação dos veterinários do Programa e o apoio do Hospital Veterinário da Uenf, que dará suporte com atendimento aos animais castrados que precisam de atendimento nas 24 horas pós-cirurgia. Quero agradecer aos funcionários do CCZ que cuidam dos animais que são abandonados nas ruas e puseram fim à lenda que existia em Campos que dizia que animal que entrava no CCZ era para ser sacrificado. Temos uma Programa de Doação que disponibiliza animais recuperados com amor e carinho pelas equipes, por isso, peço uma salva de palmas para eles”, destacou Wladimir Garotinho, que agradeceu também o apoio do governador do Estado, Cláudio Castro.

A deputada Soraya Santos destacou que “a política de saúde pública das pessoas precisa andar junto com a saúde pública dos animais. A política faz transformações e esse projeto castra móvel compreende a mobilização de pessoas que amam e cuidam dos animais em todo o Brasil, como o prefeito e sua família. E Campos tem esse projeto, que justifica e coroa essa mobilização. Wladimir é deputado que faz falta em Brasília, mas, ao voltar para Campos, consegue trazer parceiros do governo do Estado e do Governo Federal para promover o desenvolvimento dessa importante cidade. Estou sempre disposta a contribuir”, declarou a deputada.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, destacou que, “quando Deus criou a arca para salvar os remanescentes da espécie humana para repovoar a Terra, Ele teve o cuidado de mandar Adão chamar para a arca casais de cada espécie de animais, pois eles têm muita importância na vida das pessoas. Tenho uma equipe muito competente e, por isso, temos avançado na proteção dos animais e isso é importante, porque ao cuidar deles, reduzimos as zoonoses que afetam a saúde das pessoas”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *