Inea, bombeiros e Defesa Civil investigam suposto vazamento de gás em Campos

Militares do Corpo de Bombeiros e agentes do Inea e da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes estão investigando um suposto vazamento de gás em diversos bairros da cidade.

Os órgãos competentes ainda não chegaram a um consenso sobre o que está causando o cheiro de gás que começou a intrigar os moradores. Os relatos começaram a surgir na quarta-feira (2).

O cheiro é sentido por moradores de diferentes bairros da cidade.

Segundo os relatos, nesta sexta o cheiro está diminuindo, mas a causa ainda não foi identificada.

“Esse cheiro trás dor de cabeça, enjoo, tontura. Queria que as autoridades descobrissem de onde vem”, disse o mecânico Maike Santos.

Um outro morador também demonstrou preocupação com o cheiro.

“Tenho quatro crianças pequenas em casa. A primeira vez que senti foi em casa. Chamei os vizinhos e o síndico pra saber se era no prédio, mas não encontramos nada. Depois vimos que é na cidade”, contou Fabiano Coutinho.

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu vários chamados, em dois dias seguidos, de reclamações de um odor característico de vazamento de gás.

Os chamados foram em diferentes bairros como Pelinca, Parque Califórnia e Guarus. Por isso, os bombeiros não conseguiram isolar uma área e identificar de onde vem o cheiro.

O Corpo de Bombeiros disse, ainda, que acionou a Defesa Civil e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que são órgãos responsáveis pela fiscalização de gás no município, e segue acompanhando o caso.

Os bombeiros reforçaram que seguem à disposição da população para orientações.

Segundo o Inea, há a possibilidade de que o cheiro seja gerado na estação de tratamento de efluentes. Segundo o órgão, eles notificaram a empresa responsável pelo tratamento de esgoto na cidade para que apresente os laudos dos equipamentos de controle da ETE, para que seja feita a análise de contraprova.

A empresa Águas do Paraíba informou que comunicou oficialmente ao Inea a impossibilidade de que o cheiro de gás sentido nos últimos dias em vários pontos da cidade possa ser provocado pelas estações de tratamento de esgoto.

Na comunicação feita ao órgão, a empresa diz ainda que colocou à inteira disponibilidade dos órgãos técnicos a vistoria ou verificação in loco de todas as suas instalações, inclusive as oito estações de esgoto que opera em Campos dos Goytacazes.

Sentiu cheiro de gás? Veja o que fazer

Em caso de suspeita de vazamento, é necessário manter o ambiente ventilado, evitar locais fechados e é importante verificar os registros de botijões de gás e os botões de acionamento do fogão.

Quem sentir o cheiro de gás deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *