19/06/2024
Região

Francimara inaugura base descentralizada do Samu, em Gargaú, e entrega reforma da UBS da localidade

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), instalada em Gargaú. A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (5), quando na ocasião a prefeita também entregou a reforma geral da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.

“Mais um grande avanço para a Saúde do nosso município a nova UBS de Gargaú e a implantação do Samu com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículo de emergência para ajudar a salvar vidas. Sinto-me muito orgulhosa administrando o dinheiro público de São Francisco com responsabilidade para proporcionar uma saúde de qualidade à população. Tenho um plano particular, mas há oito anos que eu e toda a minha família utilizamos os serviços do município para cuidar da nossa saúde”, ressaltou Francimara.

O secretário da pasta, Sebastião Campista, ao lado da subsecretária Thayna Rissa, informou que a partir de agora, o Samu vai comandar todas as ações referentes às bases de Regaste Municipal: Centro, Barra do Itabapoana, Imburi e Praça João Pessoa.

“A ligação 192 a partir da semana que vem será direcionada para o Samu. Vamos contar com um médico 24h por dia prioritariamente para as ocorrências do Samu e quando ele não estiver em serviço de atendimento móvel, estará na central de Gargaú à disposição da população”, revelou Campista, acrescentando:

“Passaremos a ter um tempo resposta muito mais eficiente e dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. O atendimento ao paciente já começará a partir da ligação solicitando o serviço, através de orientações prestadas até que o Samu chegue ao local da ocorrência”.

Participaram ainda da solenidade secretários, subsecretários, chefes de departamento e assessores, um grupo de vereadores representando o Poder Legislativo, equipes do Samu e do Resgate Municipal, além de moradores de Gargaú e localidades vizinhas.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *