FCJOL realiza prestação de contas na Câmara Municipal de Campos

Em sessão ordinária realizada na modalidade híbrida nesta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, realizou uma prestação de contas dos primeiros oito meses à frente da instituição. Foram apresentados os trabalhos realizados durante o período, assim como as dificuldades enfrentadas.

Entre os diálogos e parcerias, Auxiliadora Freitas destacou o termo assinado com o Legislativo. “Aqui na Câmara de Vereadores nós assinamos um termo de convênio onde a Câmara tem sido parceira da Fundação e da Cultura do nosso município”, afirmou. Também foram apresentadas a parceria da FCJOL para a oferta de cursos junto ao IFF e com a Secretaria Estadual de Cultura para obras no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e no Palácio da Cultura.

“Fizemos uma parceria muito importante com a Sabra (Sociedade Artística Brasileira), onde essa instituição tem expertise na revitalização e restauro de prédios históricos e culturais. Ela tem uma ação muito forte nas cidades históricas de Minas Gerais. A gente conseguiu e o prefeito assinou essa parceria”, explicou Auxiliadora Freitas. A projeção é de que em novembro seja iniciada a restauração do Arquivo Público Municipal.

A presidente da FCJOL anunciou que a abertura do Festival Doces Palavras será no próximo dia 14, às 8h, com o plantio de uma árvore no Jardim São Benedito. O evento é realizado a cada dois anos. “Nós recebemos dentro do nosso orçamento R$2.500 para a realização do FDP. Nós corremos atrás e conseguimos ampliar isso, lançamos um edital onde os fazedores de cultura se inscreveram nas diversas áreas e já foram selecionados”, disse.

A programação deste ano será virtual e contará com mesas de debate e oficinas, com transmissão pela TV Câmara Campos e pelo canal da FCJOL no YouTube. O orçamento empregado no evento foi ampliado para o valor de R$40 mil, conforme apresentou Auxiliadora Freitas.

Após a apresentação, os vereadores destacaram 33 processos de Indicações Simples e quatro Requerimentos durante o Grande Expediente. Também foi realizada a leitura de dois documentos recebidos, ambos encaminhados pelo prefeito de Campos. O Ofício nº 355/2021, que comunica Termo de Cessão de Uso Gratuito – Pesagro Rio x Município de Campos dos Goytacazes – Veículo para atender a Secretaria M. de Agricultura; e o Ofício nº 445/2021, de comunicação de crédito de recursos financeiros – Aquisição de Micro-ônibus para o Município de Campos dos Goytacazes/RJ.

Tramitação

Nesta sessão, cinco objetos começaram a tramitar: a Emenda Modificativa nº 0001/2021, Emenda Modificativa nº 0002/2021, Emenda Modificativa nº 0003/2021 e Emenda Modificativa nº 0004/2021 ao Projeto de Lei nº 0157/2021; e a Emenda Modificativa nº 0001/2021 ao Projeto de Resolução nº 0162/2021, todos de autoria dos vereadores Anderson de Matos (Republicanos), Bruno Vianna (PSL), Raphael Thuin (PTB), Marquinho Bacellar (Solidariedade), Abdu Neme (Avante), Fred Machado (Cidadania), Rogério Matoso (DEM), Helinho Nahim (PTC), Igor Pereira (Solidariedade) e Nildo Cardoso (PSL).

Os projetos são encaminhados às comissões pertinentes para posteriormente serem colocados em pauta de discussão.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *