‘Empoderadas’ é incorporado à Secretaria de Desenvolvimento Social

O Programa Empoderadas, que dá às mulheres consciência das situações de risco e como sair delas, foi incorporado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O programa ajuda mulheres que já sofreram algum tipo de violência, além de evitar que outras estejam vulneráveis a qualquer tipo de brutalidade.

– A vinda do Empoderadas torna o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher ainda mais forte. É muito importante ter esse grupo de profissionais conosco para ajudar com um instrumento efetivo de avanço às políticas públicas a favor das mulheres – afirma o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire.

O programa é coordenado por Erica Paes, faixa preta e campeã mundial de jiu-jitsu, e já atendeu mais de 7.000 mulheres com suas aulas semanais gratuitas. Erica lidera um grupo de professoras capacitadas em defesa pessoal, responsáveis por ministrar as aulas.

– Nos juntamos à Secretaria para dar continuidade ao nosso trabalho, que atende em 20 polos, de Copacabana até Santa Cruz, com unidades também na Baixada Fluminense e Região Serrana. A gente atende não só mulheres que foram vítimas de violência, mas também às que nunca sofreram grandes traumas, mas têm algum medo ainda assim – afirmou a coordenadora.

O Empoderadas fornece ferramentas para que mulheres tenham a possibilidade de reconhecer e se antecipar à ação de um criminoso. Essa segurança corporal influencia positivamente na dignidade e autoestima das mulheres, sempre valorizando a integridade pessoal por meio do esporte.

Ascom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *