Em menos de um mês, delta vira a segunda variante da Covid mais predominante no RJ - Tribuna NF

Em menos de um mês, delta vira a segunda variante da Covid mais predominante no RJ

Publicidade Dengue Prefeitura de Campos

A variante delta da Covid já é a segunda mais encontrada no estado do RJ. Em entrevista ao RJ1 nesta terça-feira (19), o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou que a cepa de origem na Índia “está atrás apenas da P.1, a variante de Manaus”.

“Preocupa muito pelo fato de a delta ter se espalhado muito rapidamente. Em menos de um mês, ela se tornou a segunda variante mais predominante”, destacou o secretário.

Até esta terça, o estado tinha mapeado 72 casos com a variante delta — eram 74 no fim de semana, mas dois pacientes eram de fora do RJ e saíram da estatística.

“Na verdade, a gente está vendo uma pequena amostragem. Certamente é muito maior”, afirmou Chieppe. “Esse número tende a ser muito maior do que a gente consegue identificar”, explicou. “Agora é observar os casos graves para entender como é a dinâmica da transmissão.”

Chieppe afirmou também que os sintomas da delta são os mesmos da Covid, mas essa cepa se transmite com mais facilidade.

“Importante deixar muito claro que todas as vacinas hoje disponíveis no Brasil são comprovadamente eficazes contra a delta, sobretudo depois da segunda dose”, ressaltou Chippe.

G1*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *