Dia Livre de Impostos acontece dia 27 de maio em Campos

Um amplo movimento, nascido na Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) através de sua diretoria jovem, o Dia Livre de Impostos, acontece no dia 27 de maio próximo, com descontos de 70%, quando produtos serão comercializados por empresas participantes sem o peso dos tributos nacionais. A CDL Jovem de Campos, cidade polo do comércio no interior do Estado, vai participar da campanha envolvendo lojas e shoppings centers.

Campos vai participar do DLI com o engajamento da CDL Jovem da cidade, explica seu presidente, Ralph Pereira, como uma forma de protesto à alta carga tributária brasileira e como ela impacta o poder de compra do consumidor: “Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve. Com alta taxação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta em diminuição dos números do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo”, explica Ralph, lembrando que o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido.

O presidente da CDL Campos, o empresário José Francisco Rodrigues, cita que o DLI nasceu como uma contribuição do movimento lojista nacional, de seu departamento jovem, como “uma grade campanha e ferramenta de debate sobre a alta carga tributária do Brasil, que sufoca o setor produtivo e o comércio, impedindo o crescimento da economia, a geração de empregos e a distribuição de renda”. José Francisco complementa: “Infelizmente, o Brasil é o 14º Páis que mais arrecada impostos, mas está em último como o país que melhor retorna o dinheiro para a população”.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela CDL Jovem nacional em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2020 a data contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal com a colaboração de mais de 9 mil varejistas e com o apoio de todo sistema CNDL.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *