Defesa Civil de Campos informa previsão de acumulado de 100 mm de chuvas até quarta-feira - Tribuna NF

Defesa Civil de Campos informa previsão de acumulado de 100 mm de chuvas até quarta-feira

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria de Defesa Civil segue monitorando as chuvas previstas para o período e orientando a população sobre os cuidados a serem tomados até a próxima quarta-feira (21). A previsão é de chuvas moderadas, mas com momentos de precipitações de maior intensidade, o que pode provocar alagamentos em alguns pontos da cidade. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemod) alerta para um acumulado de até 100 mm. Hoje, o bairro Jardim Carioca, na região de Guarus, registrou o acumulado mais alto, de 42,8mm. O trabalho preventivo continua e as equipes estão prontas para atenderem às solicitações da população.

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, frisa que o órgão busca deixar a população sempre informada sobre as condições do tempo e lembra que o Cemod já havia emitido a previsão de um acumulado de chuva de 70mm a 100mm, desta segunda até quarta-feira.

“Esse acumulado, em um período curto de tempo, representa um volume relativamente alto de chuva. Temos atuado preventivamente, com a limpeza de valas e canais de drenagem de águas pluviais, a maioria com quantidades enormes de lixo e todo tipo de entulho, com a reposição de tampões de bueiros, que foram furtados. A Prefeitura tem buscado resolver, gradativamente, a questão da infraestrutura de áreas conhecidas como alagáveis, mas dependemos muito da colaboração da população e nossa orientação é que, havendo previsão de chuvas mais fortes, as pessoas não transitem por essas áreas, para evitar riscos diversos, de acidentes a doenças infecciosas que podem ser adquiridas com o contato com água contaminada”, destaca o secretário.

SOLICITAÇÕES – Nesta segunda-feira (19), equipes da Defesa Civil atenderam solicitações para a instalação de uma bomba de drenagem em uma rua do Novo Jockey. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, já tem convênio assinado para resolver o problema do Novo Jockey, que receberá obras do programa Bairro Legal. Equipes também realizaram a remoção de uma árvore que caiu na Praça da Cooperleite, na Pecuária.

Também nesta segunda, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) solicitou o apoio do órgão para identificar pontos de obstrução da vala que drena a água da bacia no entorno da Estrada dos Ceramistas (RJ-238). Um buraco foi aberto na rodovia estadual, que também ficou alagada no trecho próximo à Estrada do Carvão. Uma máquina do estado vai realizar a limpeza do Canal Campos-Macaé para promover o escoamento da água da RJ.

Os níveis dos rios Paraíba do Sul e Ururaí estão dentro da cota regular. Na última medição, o Paraíba registrou o nível de 5,8 metros, quando a cota de transbordo é de 10,40. Já o Ururaí, em 3,58 metros, transborda quando passa da cota de 3,80 metros. Na medição das 16h, a Lagoa de Cima estava na cota de 5,93 metros. Na região, as estradas começam a ter pontos de alagamento depois que a lagoa ultrapassa o nível de 6,80.

Confira o volume acumulado de chuva registrado nesta segunda-feira (19), até as 16h:
Região Central:
Jardim Carioca: 42,8mm
Ponte Municipal (Barcelos Martins): 40,8 mm
Outras Localidades:
Serrinha: 30,8 mm
Morro do Coco: 27,2 mm
Arraial: 27,4 mm
Dores do Macabu: 32,4 mm
Baixa Grande: 32,4 mm
Farol: 16,6 mm

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *