Crise na Seap: novo secretário da pasta será o delegado da Polícia Civil Fernando Veloso - Tribuna NF

Crise na Seap: novo secretário da pasta será o delegado da Polícia Civil Fernando Veloso

O governador do Rio Cláudio Castro nomeou, na tarde desta sexta-feira, o delegado da Polícia Civil Fernando Veloso como o novo secretário de Administração Penitenciária. Ele substitui o também delegado, Victor Poubel, da Polícia Federal, que ficou apenas quatro dias no cargo. Poubel desistiu de ficar na pasta e assume o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). A secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vive uma crise sem precedentes desde que foi criada. Na última terçca-feira, o advogado Raphael Montenegro, que estava à frente da pasta, foi preso pela Polícia Federal acusado de fazer acordos com os chefes da principal facção criminosa do estado, em troca de supostas vantagens política e financeira.

O nome de Veloso sairá num Diário Oficial que será publicado no início da noite desta sexta-feira, assim como a exoneração de Poubel da secretária de Administração Penitenciária. Já a nomeação do delegado da PF sairá numa outra publicação na próxima semana. Poubel, na realidade, assume o cargo de diretor do Degase, no qual Castro lhe havia feito o convite. Com a crise na Seap, o delegado da PF acabou sendo remanejado para cuidar do sistema penitenciário. No entanto, nesta tarde, o governador decidiu retomar o plano anterior, escolhendo Veloso.

Fernando Veloso foi aprovado no concurso público para delegado em 2001. Depois de trabalhar em delegacias distritais e especializadas, foi subchefe e chefe da Polícia Civil no governo de Sérgio Cabral, na gestão do delegado da PF José Mariano Beltrame na secretaria de Segurança Pública, quando a pasta ainda existia, em janeiro de 2014. ele substituiu, à época, a delegada Marta Rocha, atualmente deputada estadual. Veloso foi candidato a vice na chapa de Luiz Lima (PSL) na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, no ano passado.

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *