22/05/2024
Economia

Contas de luz continuam com bandeira verde em março, sem cobrança adicional

O mês de março começa com bandeira verde nas contas de luz dos consumidores de todo o país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim, os clientes continuam sem cobrança adicional nas faturas de energia elétrica.

Isso porque as condições de geração de energia continuam favoráveis, como ocorre desde abril de 2022, ou seja, há quase dois anos. Quer dizer que o nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas está dentro do previsto, não exigindo o acionamento de termelétricas.

De acordo com o órgão regulador, a bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) — malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

Sistema de bandeiras

O sistema — criado em 2015 — prevê três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha. Isso permite que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia no país.

O objetivo desse modelo — quando a bandeira está amarela ou vermelha — é desestimular o consumo de energia elétrica, com cobranças extras nas contas de luz, quando as condições de geração no país não são favoráveis.

A ideia é evitar o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, em função da redução das chuvas.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *