13/10/2024
Campos

Com cerca de 30 anos de fundação, Creche Diva Goulart é reinaugurada após reforma geral

A unidade também recebeu novo mobiliário e materiais pedagógicos e aumentou a capacidade de atendimento

A Prefeitura de Campos reinaugurou a Creche Escola Professora Diva Marina Suppa Goulart, do Jardim Carioca, na noite dessa quinta-feira (12), após ter recebido obra geral. Fundada há mais de 30 anos, essa foi uma das primeiras creches municipais e nunca havia recebido uma reforma completa como a executada. Mas antes de se tornar unidade da Prefeitura, o espaço abrigou a extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) por muitos anos e parte das instalações ainda era a mesma de 60 anos atrás aproximadamente.

Participaram da entrega à população a primeira-dama Tassiana Oliveira; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; diversos outros secretários da Administração Pública Municipal; profissionais e pais de alunos, além de Silvia Lúcia Goulart e Marcelo Goulart, filha e neto da homenageada que deu nome à unidade.

“Essa creche está com uma estrutura completamente nova. Temos que comemorar toda a transformação que a educação vem realizando para além da estrutura física. As unidades também estão recebendo laboratórios de informática, ciências, matemática, robótica, novo material pedagógico, etc. Quem vê tudo isso pessoalmente se encanta e afirma que não vê em muitas escolas particulares. Estamos garantindo merenda de qualidade balanceada. Ou seja, é um conjunto de melhorias na educação que só fortalece o trabalho dos gestores, dos professores e de todos os demais profissionais, e tudo isso ajudou a garantir a maior nota do Ideb da história de Campos. Que vocês, alunos, pais e mães, e toda a comunidade escolar aproveitem muito esse ambiente. A escola é de vocês, cuidem com muito carinho para que seja um ambiente de qualidade e transformador”, declarou Tassiana.

De acordo com a secretária de Educação, foram realizadas novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reforma no telhado, climatização de todas as salas, com instalação de ar-condicionado, construção de banheiros nas salas, acessibilidade, implantação de refeitório, pavimentação da área externa com criação de parquinho, pintura geral, troca de revestimentos em todos os ambientes, aquisição de equipamentos e materiais completos, visando garantir uma melhor estrutura para alunos e profissionais, dando mais conforto e segurança à comunidade escolar.

“Como professora, comecei minha carreira trabalhando com educação infantil e hoje tenho muito orgulho de encontrar um espaço que passa por tantas transformações, com mais de 30 anos. Essa unidade precisava de reformulação não apenas para se adequar às novas legislações, mas ao longo dos anos foram feitos vários puxadinhos aqui. Hoje tem 12 salas com um padrão que comporta o número de alunos previstos, conta com um refeitório adequado, merenda de qualidade, etc. Temos obrigação de proteger a primeira infância e, se cuidamos das crianças desde muito cedo, menos problemas de saúde e de outras naturezas teremos depois. Mesmo sendo a quinta maior cidade do estado, Campos tem mais creche e mais alunos que a segunda maior cidade do estado. A gente só fica atrás da capital, porque Campos não terceiriza o serviço de educação, e a gente se preocupa com a qualidade do que está sendo ofertado”, destacou Tânia.

Ela informou que a cidade tem quase 11 mil alunos somente em creches; e em toda a educação infantil há cerca de 20 mil alunos de até 5 anos de idade sendo atendidos pelo município. “Campos deve se orgulhar da nota atual do Ideb, pois representa o esforço e trabalho de professores e todos os demais profissionais e dos investimentos da Prefeitura. O resultado obtido no 5º e 9º anos é fruto de um esforço dessas equipes que cuidam dos alunos desde bebês”, disse Tânia.

Silvia Goulart falou do orgulho da família. “Parabéns a todos da Prefeitura. É um orgulho ver o nome da minha mãe continuar sendo referência. Temos muito a agradecer a meu pai e minha mãe pelo legado que deixaram. Dona Diva faleceu aos 96 anos e nos deixou uma história linda. É um momento de muita emoção para todos nós. Que vocês sejam muito felizes aqui”, afirmou.

A diretora da unidade, Paula Azeredo, afirmou que antes não havia banheiros dentro das salas e nem janelas. “Tínhamos que passar dentro de uma sala para chegar a outra, não tínhamos refeitório e só tínhamos um banheiro.

Agora as salas foram melhor divididas e temos acesso para emergência, local para carga e descarga, temos rota de fuga em caso de incidente, banheiro para PCD e houve uma melhor otimização dos espaços e aumento da oferta de vagas. Atendíamos 163 alunos e agora temos 224 crianças”, informou Paula.

Ela destacou a ampliação dos espaços. “A gente agora tem dispensa, câmara fria, banheiro exclusivo para cozinheiras para evitar contaminação, nossa cozinha ficou enorme e com acesso ao refeitório. O polo do CCZ que ficava dentro da creche agora está em local anexo, diminuindo a circulação de pessoas na unidade. Tivemos um ganho enorme para a comunidade pois hoje as crianças estão num ambiente confortável, climatizado, o que diminui a quantidade de viroses, pois hoje temos mais banheiros, as crianças conseguem tomar banho de sol, a gente tem dois parquinhos para separar os alunos menores dos maiores, evitando trombadas e acidentes, temos espaço para trabalhar a questão corporal e proporcionar o desenvolvimento integral, enfim, meu sentimento hoje é de gratidão por ter vivenciado tudo isso”, destacou.

Vitória Santos, de 24 anos, levou os três filhos e a mãe, Márcia Helena, para a reinauguração, dois deles já são alunos da unidade: João, de 4 anos, e Vitor, de 2 anos. E ela espera conseguir matricular o bebê Joaquim, de 6 meses, em breve na creche, pois o atendimento é de qualidade.

“Fiz estágio aqui em 2017 e 2018, para professora. A estrutura era muito antiga, agora teve uma melhoria muito boa, as salas foram ampliadas, estão mais arejadas e iluminadas. Mudou completamente. Conheço professoras que trabalham aqui e a gente fica muito à vontade para deixar nossos filhos. Já confiava em deixá-los aqui antes, mas agora está muito melhor, não tem nada quebrado, agora tem ar-condicionado, mais conforto e segurança. Está mil vezes melhor”. A alimentação aqui é maravilhosa e a gestão feita pela diretora Paula é excelente”, comentou.

Ascom*

Publicidade Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *