Ciclone-bomba pode atingir Rio no fim de semana
Os cariocas devem enfrentar ventania e pancadas de chuva no fim de semana. A possibilidade de formação de um ciclone-bomba na costa sul do Brasil, entre a sexta e sábado, deverá provocar ventania sobre o oceano e causar agitação marítima no Rio a partir do domingo (02), segundo o Climatempo. Em razão desse fenômeno, a cidade terá ondas de em torno de 1,5m.
Esse fenômeno se deve à intensa frente fria que se forma nesta sexta-feira (31), no Rio Grande do Sul, e espalha chuvas fortes com alto potencial de tempestades. Segundo o Climatempo, esse sistema está rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de ciclone bomba. No sábado, esse sistema avança para a costa do Sudeste, e até domingo, vai atingir São Paulo e Rio De Janeiro, levando chuva forte, ventania e grande aumento do nível do mar.
O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, podendo causar estragos e danos materiais. “Ele recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um “efeito bomba”, que ocorrer em diversas regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste”, explica o Climatempo.
Previsão do tempo para o fim de semana
De sexta para sábado, o Rio terá dia de sol com pancadas de chuva que podem ser intensas entre a tarde e a noite. Para o domingo, os cariocas podem separar os casacos. O dia será marcado pela diminuição das temperaturas. “O céu nublado já poderá ser observado a partir da manhã e a chuva forte poderá ocorrer a qualquer momento”, aponta o Climatempo.
O Globo*