Chuvas: Defesa Civil de SFI divulga atualização sobre moradores desabrigados e desalojados

Até a tarde desta sexta-feira (14), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) contabilizava 680 pessoas afetadas pelas chuvas intensas da última semana. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) seguem mobilizadas na assistência aos atingidos.

O número de desabrigados chegou a 16 moradores de Gargaú, que estão em alojamento provisório na Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves. A localidade, que foi a mais atingida, conta com 450 pessoas afetadas. São 107 famílias desalojadas. Já em Campo Novo, Cacimbas e Muritiba somam 53 famílias desalojadas.

O diretor da Defesa Civil, tenente José Ricardo, observa que a situação está bem melhor com a diminuição do nível do Rio Paraíba do Sul.

“Atualmente, estamos concentrados em avaliar estragos provocados pela água nas residências e auxiliar o retorno dos moradores para às casas onde o rio não atinge mais”, informou. O trabalho é acompanhado por engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, foram realizados 132 atendimentos em Gargaú e Muritiba.

“Uma força tarefa de vinte técnicos da pasta, composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogas e advogada realizam busca ativas a famílias, além de atendimento na base operacional montada na Creche Municipal”, explicou.

Em Muritiba, suplementos de alimentação precisaram ser entregues pela Defesa Civil por meio de barcos devido falta de acesso terrestre.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *