Campos registra menor temperatura nos últimos 20 anos

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Campos dos Goytacazes registrou temperatura mínima de 10,2º C neste domingo (7).

Segundo o professor de Meteorologia Agrícola José Carlos Mendonça, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), essa foi a menor temperatura na cidade nos últimos 20 anos.

Para o especialista, essa temperatura ocorre no outono, mas por causa da frente fria que está sobre o Estado do Rio, as correntes do frio chegaram.

“Normalmente, as temperaturas mínimas ocorrem ainda no outono, de 10 a 15 dias antes do início do inverno, em função das entradas de frentes frias. Temos percebido um deslocamento em torno de um mês e meio em diversos extremos. Águas de março x águas de maio, por exemplo”, disse José Carlos.

O professor disse também que essas temperaturas mínimas são comuns nessa época em função do deslocamento das massas de ar polar, mas sempre em torno de 14° a 15º C.

A baixa temperatura deve permanecer na cidade nos próximos dias. Ainda de acordo com o agrometeorologista, as mínimas vão ficar em torno de 15º a 16º C até sexta-feira (12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *