Campos disponibiliza testagem contra a Covid-19 em mais duas unidades do município - Tribuna NF

Campos disponibiliza testagem contra a Covid-19 em mais duas unidades do município

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), disponibilizou neste mês de fevereiro, mais duas unidades de saúde para a testagem contra a Covid-19. São elas: a UBS de Morro do Coco e a UBSF de Conselheiro Josino. O exame é feito através de agendamento na própria unidade.

Aqueles que desejarem atendimento na UBS de Morro do Coco devem ligar para o número (22) 98179-4532 ou enviar uma mensagem via whatsApp. Na de Conselheiro Josino, a pessoa deve ir pessoalmente à unidade para agendar o exame.

Segundo Laura Assed, que presta apoio institucional para a diretoria da Atenção Básica, os profissionais que realizam o teste são servidores que já atuam nas unidades. “Nossa equipe esteve nos dois postos para a capacitação desses profissionais”, explicou ela, destacando que os exames são feitos, após triagem, em pacientes com sintomas da doença.

O teste ofertado é o antígeno (swab), indicado entre o 3° e 7° dia de sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de cabeça e dor de garganta.

Laura disse ainda que a testagem já é oferecida em outras seis unidades da rede: Centro de Saúde de Guarus, UBS da Penha, UBSF Jamil Ábido, UBSF do Parque Prazeres, UBS Patronato São José, no bairro da Lapa, e Colônia de Férias da Terceira Idade, no Farol de São Tomé.

A secretaria montou, também, por meio da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), o Centro Municipal de Testagem para Covid-19, que passou a funcionar no ginásio do Automóvel Clube Fluminense, localizado à Rua Lacerda Sobrinho, no Centro.

Na UBS Patronato São José e na Colônia de Férias da Terceira Idade, no Farol, os testes são feitos mediante a distribuição de senhas. Nas demais unidades, inclusive no Centro de Testagem, para marcar o teste, a pessoa precisa acessar o link no site oficial da Prefeitura (campos.rj.gov.br) para o agendamento online. A liberação das vagas acontece a cada três dias devido às questões técnicas e de logística.

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *