Articulação da bancada do Rio derruba renovação de incentivos fiscais para indústria automobilística no Norte e Nordeste - Blog do Ralfe Reis

Articulação da bancada do Rio derruba renovação de incentivos fiscais para indústria automobilística no Norte e Nordeste

Uma articulação comandada por deputados da bancada do Rio impediu que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oste continuassem a desfrutar de privilégios tributários para a indústria automobilística. O incentivo desestimulava a instalação de novas plantas no Sudeste. No caso do Rio, algumas multinacionais interromperam tratativas com autoridades estaduais após se certificarem das diferenças tributárias entre as regiões. Por apenas um voto a proposta foi rejeitada.

Os deputados retiraram do texto da reforma tributária o artigo 19 da PEC (Proposta de Emenda à Constituição). O trecho indicava a prorrogação de benefícios para indústrias das regiões Norte e Nordeste até 2032. O artigo também prorrogava benefícios para fabricantes de veículos das duas regiões e do Centro-Oeste. A retirada se deu pelo destaque pedido pelo PL. Ou seja, os deputados votaram esse trecho separadamente. Assim, 307 deputados votaram para o artigo continuar na reforma e 166 para retirar o artigo. Houve ainda 5 abstenções. No entanto, como é uma PEC, precisava de ao menos 30 votos.

– Isto prova a importância da unidade de ação da bancada em defesa das posições do Rio – comentou o deputado Júlio Lopes, minutos após a votação.

O movimento em favor do Rio e contrário a privilégios para o Nordeste teve a adesão de parlamentares de todos os matizes ideológicos: além de Júlio Lopes (PP), Marcelo Queiroz (PP), Jandira Feghali (PCdoB), Laura Carneiro (PSD) e de um dos coordenadores da bancada: deputado Áureo (SD).

Fonte: Agenda do Poder

Comente