Francimara rebate vereador Cocóia: “Se expulsou do grupo para fazer carreira solo” - Blog do Ralfe Reis

Francimara rebate vereador Cocóia: “Se expulsou do grupo para fazer carreira solo”

Do blog do Arnaldo Neto

A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (SD), firmou posição após o vereador Maxsuel Cocóia (PSD) declarar que perdeu espaço no grupo, se sentiu expulso e manteve a pré-candidatura a prefeito (aqui). Na análise de Francimara (confira a íntegra da nota ao fim do post), ele “se expulsou para seguir carreira solo”. Lembrou que se empenhou pessoalmente nas articulações as duas vezes que Cocóia foi presidente da Câmara, mas disse que ele vinha se distanciando. Tanto que, segundo a prefeita, quando Cocóia falou com ela sobre o desejo da pré-candidatura a prefeito, há cerca de um mês, já teria dito que não votaria nos outros nomes do grupo dela que estão no páreo, caso não fosse ele o escolhido.

Como Francimara entendeu que Cocóia deixou o grupo, vê como natural que as indicações feitas por ele para cargos de confiança o acompanhem. No entanto, ela ressaltou que o irmão do ex-presidente da Câmara, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento de SFI, Tinho Cerqueira, só deixa a Prefeitura se quiser — ou caso não esteja desempenhando a função dentro das expectativas do governo. Segundo Francimara, a escolha de Tininho para o cargo foi feita por ela, por ser uma pessoa de sua confiança.

A disputa pela indicação do governo para a sucessão municipal foi antecipada em São Francisco de Itabapoana, o que gerou (aqui) a primeira cisão no governo a 14 meses das urnas. Além de Cocóia, que agora segue sua pré-candidatura fora da base, buscam o apoio de Francimara para disputar a Prefeitura o vice-prefeito Raliston Souza e os vereadores Yara Cinthia e Renato Roxinho — o vereador Aroldo Leandro também entrou na disputa. Em entrevista ao Manchete Podcast (aqui), Francimara afirmou que a decisão do grupo será anunciada entre julho e agosto deste ano.

Íntegra da nota enviada por Francimara

Há cerca de 30 dias, o vereador esteve comigo em meu gabinete, onde me relatou a sua vontade em ser pré-candidato a prefeito de nossa cidade. Dei meu total apoio a ele e o questionei naquele momento, caso ele não seja o escolhido do grupo, se ele votaria em quaisquer dos outros pré-candidatos, como o meu vice prefeito Raliston, o vereador Renato Roxinho e a vereadora Yara Cinthia, até então quem havia se manifestado em relação a pré-candidaturas a prefeito. Ele foi claro e me disse que não votaria em nenhum deles e seguiria com seu desejo a diante com ou sem o nosso grupo.

As duas oportunidades em que ele esteve presidente da Câmara, me empenhei pessoalmente na articulação para que ele obtivesse êxito. Nosso grupo confiou as duas oportunidades para que ele fosse presidente.

No último sábado tivemos um grande ato político em nossa cidade, juntamente de nossa base de vereadores, vice-prefeito e o deputado federal Áureo. Visitamos as obras da tão sonhada ampliação do nosso Hospital Municipal Manoel Carola, acompanhamos o andamento das obras da orla de Santa Clara, que estavam paralisada desde 2015, anunciamos também em Santa Clara a pavimentação de oito ruas, entregamos outras duas ruas pavimentadas e finalizamos com um grande almoço, junto de nossas lideranças, vereadores e vice-prefeito.

O vereador que disse que foi expulso do nosso grupo chegou em Santa Clara, ficou apenas 10 minutos, não cumprimentou ninguém e foi embora. O mesmo vem se distanciando do grupo há tempo e relatando sua vontade de fazer carreira solo. A partir do momento que ele decide caminhar sozinho, entendemos que ele não faz parte mais do nosso grupo. É natural que as indicações feitas por ele para cargos de confiança o acompanhem. Em relação ao irmão dele, o Florentino Cerqueira é um cargo indicado por mim, pois é um grande amigo particular meu e de minha família e por demais competente. O Tininho só sai se for um desejo pessoal dele ou caso não esteja mais desempenhando sua função dentro de nossa expectativa.

Fui eleita prefeita em 2016 e 2020 graças a minha humildade, minha família, ao nosso grupo político e principalmente ao povo de minha cidade. Todo o nosso grupo confia em nossa liderança e quero deixar nosso mandato da mesma maneira que entrei, com os pés no chão e com a certeza que cumpri todas as minhas obrigações e minha palavra com todos. Não faço política de ameaça, quem me conhece sabe que sou muito positiva e na política para mim não vale tudo. Tenho orgulho do nosso governo e de todas as nossas realizações. Em relação ao vereador que ‘se expulsou’, ele escolheu ficar do lado que não é o nosso. Desejo sorte a ele e reafirmo que faço política com humildade e pensando no grupo como um todo”.

Fonte: Blog do Arnaldo Neto (aqui).

Comente