Após decisão da justiça, eleição para presidente da Alerj será com voto secreto - Blog do Ralfe Reis

Após decisão da justiça, eleição para presidente da Alerj será com voto secreto

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, determinou na manhã desta quinta-feira (2), em caráter liminar, que a escolha para o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio seja por voto secreto e não aberto.

Nesta quinta, os 70 deputados estaduais escolherão um novo presidente para a Casa. Rodrigo Bacellar e Jair Bittencourt, ambos do PL, disputar o posto.

A decisão de Andrade Figueira foi dada em uma ação impetrada pelo deputado estadual Filipe Poubel (PL), questionando uma modificação feita no regimento interno da Casa na época em que o presidente era o então deputado Sérgio Cabral (MDB).

Não foi encontrado um projeto de resolução que deu origem à mudança – de secreto para aberto. A informação foi dada pela colunista Berenice Seara, do jornal Extra.

A eleição coloca em disputa dois deputados do mesmo partido, o PL, dono da maior bancada da Alerj, com 17 membros, que mostra sinais de racha.

De um lado, Rodrigo Bacellar, conta com o apoio do governador Cláudio Castro, do mesmo partido. De outro, Jair Bittencourt, apoiado por outro correligionário, o ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo apurou o blog do Octávio Guedes.

Comente