Datafolha: Castro tem 18% de aprovação e 25% de reprovação no governo do Rio - Blog do Ralfe Reis

Datafolha: Castro tem 18% de aprovação e 25% de reprovação no governo do Rio

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira aponta que a aprovação do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), é 18%. Já a reprovação é de 25% segundo a pesquisa. Para 44% do eleitorado, Castro faz uma gestão considerada regular. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, Castro é melhor avaliado entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), seu colega de partido. No geral, a maioria do eleitorado avalia, segundo a pesquisa, que o atual governador do Rio fez menos do que se esperava.

Veja os números da avaliação do governo Castro:

  • Ótimo/ bom: 18%
  • Regular: 44%
  • Ruim/péssimo: 25%
  • Não sabe/não respondeu: 13%

Castro deve fazer uma campanha alinhada a Bolsonaro, cujos eleitores representam hoje a principal base de apoio ao governador. Segundo o Datafolha, 37% dos que aprovam o governo Bolsonaro também avaliam a gestão Castro como ótima ou boa.

O Datafolha apontou, por outro lado, que 64% dos entrevistados dizem que Castro “fez menos do que esperava”. O atual governador ascendeu ao posto em agosto de 2020, após o então titular Wilson Witzel (PSC) ser afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em meio a uma investigação por suspeitas de desvios e corrupção durante a pandemia da Covid-19. Castro tomou posse em definitivo em junho do ano passado, após a conclusão do processo de impeachment de Witzel.

Segundo a pesquisa, 8% dos eleitores consideram que Castro “fez mais do que se esperava” pelo estado, enquanto 13% consideraram que o governador fez exatamente o que esperavam.

O Datafolha ouviu 1.218 eleitores em 31 municípios do Rio de Janeiro entre terça e quinta-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-05998/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O Globo*

Comente