Bandeira tarifária nas contas de luz continuará verde em dezembro - Tribuna NF

Bandeira tarifária nas contas de luz continuará verde em dezembro

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A bandeira tarifária nas contas de luz de todos os brasileiros continuará verde em dezembro, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que haverá cobrança de valor adicional.

A bandeira tem se mantido verde desde abril de 2022, por conta das condições favoráveis de geração elétrica no Brasil, totalizando 30 meses se cobrança extra.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015. O sistema possibilita que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia no país.

Esse modelo é válido para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) — a malha de linhas de transmissão que leva a energia elétrica gerada pelas usinas aos consumidores.

Na prática, existem três tipos de bandeiras tarifárias: verde, amarela ou vermelha. O objetivo desse modelo tarifário — quando a bandeira está amarela ou vermelha — é desestimular o consumo de energia elétrica, com cobranças extras nas contas de luz, quando as condições de geração no país não são favoráveis.

A ideia é evitar o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, em função da redução das chuvas.

Extra*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *