Agentes do Coaf farão parte de comitê que vai combater lavagem de dinheiro de organizações criminosas no RJ - Tribuna NF

Agentes do Coaf farão parte de comitê que vai combater lavagem de dinheiro de organizações criminosas no RJ

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Um comitê entre o governo Federal e do Rio de Janeiro deve ser apresentado até esta quarta-feira (1º). O objetivo é combater a lavagem de dinheiro de organizações criminosas no Rio para asfixiar as facções financeiramente.

Na reunião de segunda (30), o chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou que policiais do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vão integrar o comitê.

“A nossa meta é na semana que vem já estar trabalhando efetivamente. Nós temos policiais que atuam no COAF, nós vamos deslocar esse grupo para o Rio de Janeiro para focar em investigações financeiras. Vamos deslocar mais homens, inteligência, equipamento, em um trabalho integrado com o governo do Rio”, declarou Ricardo Capelli.

Em Brasília, uma nova reunião está marcada para a manhã desta terça-feira (31) para continuar a busca por soluções para frear a escalada da violência no RJ.

O encontro será para definir o papel das Forças Armadas na logística das ações para enfraquecer os esquemas criminosos.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, as Forças Armadas podem auxiliar.

“Essa fase atual visa a dimensão da apreensão de bens, e, portanto, descapitalização das organizações criminosas e também trabalho integrado e inteligência. É possível as Forças Armadas nos ajudarem naquilo que estamos chamando de asfixia logística”, destaca Flávio Dino.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *