26/10/2025
Política

Agentes do Coaf farão parte de comitê que vai combater lavagem de dinheiro de organizações criminosas no RJ

bdrj limpo 20231031 0540 frame 208153 Easy Resize.com

Um comitê entre o governo Federal e do Rio de Janeiro deve ser apresentado até esta quarta-feira (1º). O objetivo é combater a lavagem de dinheiro de organizações criminosas no Rio para asfixiar as facções financeiramente.

Na reunião de segunda (30), o chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou que policiais do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vão integrar o comitê.

“A nossa meta é na semana que vem já estar trabalhando efetivamente. Nós temos policiais que atuam no COAF, nós vamos deslocar esse grupo para o Rio de Janeiro para focar em investigações financeiras. Vamos deslocar mais homens, inteligência, equipamento, em um trabalho integrado com o governo do Rio”, declarou Ricardo Capelli.

Em Brasília, uma nova reunião está marcada para a manhã desta terça-feira (31) para continuar a busca por soluções para frear a escalada da violência no RJ.

O encontro será para definir o papel das Forças Armadas na logística das ações para enfraquecer os esquemas criminosos.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, as Forças Armadas podem auxiliar.

“Essa fase atual visa a dimensão da apreensão de bens, e, portanto, descapitalização das organizações criminosas e também trabalho integrado e inteligência. É possível as Forças Armadas nos ajudarem naquilo que estamos chamando de asfixia logística”, destaca Flávio Dino.

G1*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *