Garotinho quer que todas as escolas da rede pública estadual tenham cursos profissionalizantes

O candidato do PRP ao governo do estado, Anthony Garotinho, esteve na Central do Brasil, nesta quinta-feira (30), para conversar com eleitores sobre suas propostas para o Rio de Janeiro.

O ex-governador falou sobre como pretende gerar emprego e qualificar a mão de obra dos trabalhadores fluminenses, caso seja eleito. Segundo Garotinho, a ideia é criar uma rede profissionalizante nas escolas de ensino médio para preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho.

“Eu gostaria de focar no ensino técnico. Nós vamos implantar em todas as escolas e, especialmente, reforçando a rede das Faetecs. Elas estão muito destruídas em todo o estado. Se nós não investirmos no ensino técnico e tecnológico para os nossos jovens, com as novas profissões que vão surgir decorrentes das modificações dos postos de trabalho e da tecnologia, eles ficarão excluídos do mercado de trabalho. Então é fundamental que a juventude seja capacitada para os novos postos de trabalho que vão surgir”, disse Garotinho.

A intenção do candidato é que a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) seja responsável por implementar os cursos profissionalizantes em toda rede estadual de ensino.

“A Faetec vai exercer, além do que tem hoje, o papel de coordenar a implantação desses cursos na rede estadual. Não dá para fazer uma coisa setorizada, só na Faetec. vamos fortalecer a Faetec de uma tal maneira que além dela ser uma escola, ela vai fazer o papel de coordenar a implantação do ensino técnico e tecnológico em toda a rede estadual”, propôs o ex-governador.

Durante o evento de campanha desta quinta, o candidato também falou sobre suas ideias para o transporte público. Garotinho pretende estender as linhas do metrô, em etapas, até a Baixada Fluminense e a Região Metropolitana, além de ampliar o serviço das barcas até Magé.

Fonte: G1

De sua opinião