Visita técnica para instalação de estação de água tratada no Hospital Manoel Carola e em Ponto de Cacimbas

Uma equipe da concessionária Águas do Rio realizou uma visita técnica para viabilizar a instalação de uma estação de fornecimento de água tratada no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), que atualmente é abastecido com caminhão-tanque, beneficiando ainda a localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana (SFI). A ação aconteceu na tarde desta sexta-feira (12), sendo acompanhada por representantes da prefeitura.

“Estamos aqui representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que solicitou o estudo à concessionária. A medida vai beneficiar não apenas o HMMC, mas também os moradores de Ponto de Cacimbas, que após a implantação do novo sistema de abastecimento, poderão usufruir de uma água com melhor qualidade”, ressaltou o vice-prefeito, Raliston Souza.

O gerente de operações da Águas do Rio nos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, José Vicente, revelou que no primeiro momento, será realizado o levantamento das necessidades para a ampliação do sistema de abastecimento de água, e posteriormente, o destinado à implantação do sistema de esgotamento sanitário.

“Inicialmente, vamos tentar a tecnologia do poço tubular profundo, através de empresa especializada. Antecipadamente, será feito um estudo geológico para avaliar qual a melhor condição e a profundidade ideal para encontrarmos água de qualidade e em quantidade suficiente para atender não apenas o hospital, mas também os moradores da localidade. A gente deve finalizar a elaboração do projeto ainda este ano e, em 2022, iniciaremos a execução e conclusão das obras”, explicou Vicente.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, destacou que a primeira função da pasta é trabalhar na prevenção para evitar que as pessoas sejam acometidas por algum tipo de doença.

“Impossível falar de prevenção sem mencionar a água potável e o esgoto tratado. Sem sombra de dúvida, o HMMC, que hoje já é atendido através de caminhão-tanque com água da própria concessionária, agora com essa sinalização de que vai receber diretamente o produto, terá um enorme ganho, não apenas para o hospital, como também toda a região que está no entorno”.

Acompanharam ainda a visita técnica os secretários Jairo Batista (Governo e Relações Institucionais) e Joana Ramos (Particular); a subsecretária de Saúde, Thayna Rissa; o administrador do HMMC, Elieser Cabral Viana; e o supervisor comercial e de operações no município da Águas do Rio, Edilon Cardoso.

Visita – O grupo também visitou as dependências do HMMC e o gerente de operações da Águas do Rio disse que foi uma das surpresas mais agradáveis que encontrou no município, já que havia passado com frequência em frente ao hospital, mas que se surpreendeu positivamente conhecendo a unidade por dentro.

“Observamos o quanto há de tecnologia, de equipamentos de primeira linha e de modernidade, demonstrando uma preocupação e um compromisso enorme do Poder Executivo, através da prefeita, do secretário de Saúde e do vice-prefeito. Estou impressionado! Confesso que conheço hospitais de cidades grandes, mas que não têm a grandiosa estrutura que a unidade de SFI possui. Sinto-me feliz e orgulhoso pelo que eu vi aqui”, declarou Vicente.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *