Visa recolhe medicamentos descartados irregularmente, em Campos

Após denúncia anônima, a equipe da Vigilância Sanitária (Visa) recolheu grande quantidade de medicamentos descartados irregularmente em um terreno no Parque Julião Nogueira. A chefe do órgão, Vera Cardoso de Melo, faz um alerta para que as pessoas procurem empresas especializadas em recolher este material e evitar consequências administrativas e criminais. Ela explica que o descarte irregular de medicamentos é crime ambiental e contra a saúde pública.

Os medicamentos recolhidos estavam com prazo de validade vencido e foram encaminhados ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da Secretaria Municipal de Saúde, para localizar a possível procedência dos remédios, através do número de lote. “Atualmente, é possível rastrear esse medicamento e, se for de algum estabelecimento comercial, por exemplo, como clínicas ou farmácias, essas empresas estarão sujeitas às sanções previstas na legislação, além de multa”, explicou a chefe da Visa.

Medicamentos descartados indevidamente em via pública, como lixões e terrenos abandonados, podem causar contaminação do solo e da água, além de colocar em risco seres humanos e animais em caso de consumo do produto. Além de empresas especializadas em recolhimento deste material, algumas farmácias também fazem a coleta deste material.

A Vigilância também orienta a população para que, em caso de irregularidades, como esta, denuncie através do telefone: (22) 99868-0244. O anonimato é garantido.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *