Vila Olímpica do Parque Esplanada é a segunda a ser entregue à população

Rodeado por crianças, o prefeito Wladimir Garotinho, reinaugurou, na noite desta quinta-feira (19), a Vila Olímpica João de Sousa, no Parque Esplanada. Participaram do evento o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luciano Viana; o secretário da Casa Civil Municipal, Suledil Bernardino; o secretário de Governo, Juninho Virgílio e representantes de outras pastas e da Câmara Municipal. Antes, a criançada já brincava na vila e as mães contavam a felicidade de ver o equipamento socioesportivo da FME novamente funcionando.

– Estou muito feliz de ver a vila aberta. Moro há um ano e meio no Esplanada e ver esse espaço tão grande fechado chegava a doer. Agora sei que meus filhos vão ter um lugar seguro para brincar, fazer esporte. A minha filha mais velha, Rihanna, de 10 anos, já sabe que quer fazer aulas de vôlei, esporte que descobriu que gosta vendo os jogos olímpicos, mas vou tentar colocar os outros dois em alguma atividade aqui também – disse Miriam do Couto Santos Ribeiro, enquanto Rihanna aproveitava o balanço no parquinho com o irmão Victor Valentim, de três anos.

Juliana Oliveira Louvain também acompanha a filha Ana Júlia, 3 anos, no escorrega. “A vila estava abandonada, tudo ruim, água preta na piscina. As crianças queriam brincar e tudo fechado, quebrado. Quando abriu, tinham várias atividades que tiravam as crianças da rua. Agora, o prefeito reabriu a vila e está tudo bonito de novo”, contou a mãe, acrescentando que já vai inscrever a filha na natação.

O secretário da Casa Civil Municipal destacou a importância do equipamento para a inclusão social. “O esporte e a educação física são extremamente necessários para a saúde das crianças, jovens e adultos. É disciplina. É colocar sonhos na cabeça das crianças e promover mais qualidade de vida para moradores do Esplanada e dos bairros próximos”, disse Suledil.

O presidente da FME destacou a importância da vila olímpica. “Como ex-atleta profissional, sei da importância de reabrir essas unidades, de tornar o esporte acessível a pessoas de todas as idades. E é uma satisfação fazer parte de um governo que valoriza o esporte como uma ferramenta de promoção de desenvolvimento”, destacou Luciano.

– É uma noite de alegria. Estava em Brasília e corri para não perder o avião e chegar a tempo de abrir a Vila Olímpica do Esplanada, que leva o nome do falecido líder sindical João de Sousa, pai do nosso fotógrafo César Ferreira. Para mim, é muita satisfação reabrir essa vila, porque, quando em campanha aqui no bairro, veio uma criançada correndo atrás de mim e falando “tio, abre a vila olímpica pra gente” e eu reabri a de Travessão e essa do Esplanada, e, no início do próximo mês, vamos começar a reformar outras quatro e tentar reabrir todas ainda este ano, para devolver esses equipamentos tão importantes para as comunidades, para as famílias -, falou o prefeito chamando as crianças para uma foto.

A festa não foi só da criançada. “Eu era a aluna mais velha da minha turma de jiu-jitsu e chorei várias vezes, passando em frente à vila olímpica fechada, vendo tudo deteriorar. Sem as aulas, não tendo espaço para treinar, eu fiquei sedentária, engordei e fiquei muito triste mesmo. Hoje, fiz questão de vestir meu antigo quimono e vir agradecer ao prefeito Wladimir e convidar a mulherada, de qualquer idade, a vir praticar esporte, porque esporte é vida”, falou Elisabete Carvalho, emocionada.

O prefeito fez questão de registrar a presença dos representantes da Câmara Municipal, os vereadores Diego Dias, Dandinho de Rio Preto, Kassiano Tavares, Pastor Marcos Elias e Álvaro Oliveira, líder do governo na Câmara. Wladimir ainda pediu empenho ao administrador da Vila Olímpica do Esplanada, Ângelo Vidal e agradeceu a participação dos moradores que participaram da reabertura da unidade.

Confira aqui as modalidades de esporte que serão disponibilizadas na Vila Olímpica João de Sousa.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *