Vila Olímpica de Travessão será devolvida à comunidade nesta quinta-feira

O prefeito Wladimir Garotinho está retomando o maior programa socioesportivo que Campos já teve: as vilas olímpicas. As unidades, que foram fechadas no governo passado e se tornaram espaços ociosos e deteriorados, passam por reformas. O objetivo é devolver, ainda este ano, as sete vilas olímpicas às comunidades da região em que foram implantadas. Duas estão com os serviços sendo concluídos pela Fundação Municipal de Esportes (FME): a de Travessão será reinaugurada na próxima quinta-feira (29) e a do Parque Esplanada, na quinta seguinte, dia 5 de agosto.

“O esporte é uma das mais importantes ferramentas que o governo pode oferecer para promover mais saúde para a população, mais qualidade de vida. Vamos reabrir as vilas olímpicas com uma espécie de gestão compartilhada. Durante o dia, vamos começar com atividades como capoeira, vôlei, jiu jitsu, natação e ginástica laboral, entre outras, e à noite, a vila fica aos cuidados da comunidade, de forma organizada, para o desenvolvimento de projetos sociais, uso do espaço para casamentos, festas de 15 anos. Vai ser tudo de forma organizada, com agendamento, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, mas devolvendo as vilas olímpicas a quem de fato pertence, que é o povo, os moradores daquela região em que as unidades foram instaladas”, declarou o prefeito.

O presidente da FME, Luciano Viana, contou que as sete vilas olímpicas foram encontradas em situação de abandono, depredadas, tomadas por mato e lixo e sem a maioria dos equipamentos, como ar condicionado, materiais hidráulicos, bombas das piscinas. “Fechadas praticamente o ano passado todo, sem funcionários e vigias, as vilas foram também alvo de furtos. Algumas passaram a ser cuidadas pelos moradores, para que não fossem completamente destruídas”, contou Luciano.

CONFIRMAÇÃO

“Foi muito triste ver totalmente abandonado um lugar onde as pessoas faziam esporte, onde as crianças se divertiam com atividades para terem mais saúde, para não ficarem expostas na rua. Aqui tinham atividades, tinha projeto social de capoeira com mais de 50 crianças, tinha o Dia Feliz, com ações da minha igreja. As pessoas, que não podiam alugar um salão, faziam festa de 15 anos dos filhos aqui, festa de casamento. O governo anterior deixou a vila de lado e começaram a roubar as coisas. O abandono foi tanto, que a gente chegou a tomar à frente para cuidar da vila. Os moradores se uniram, colocaram cadeado, limparam tudo. Agora, com a notícia que o prefeito vai reabrir a vila olímpica, todo está de esperança de dias melhores para Travessão”, contou Kidiany Martins.

Lurdineia Valentim de Freitas é outra que festeja a reforma de vila olímpica do distrito. “Moro em frente à vila olímpica e minha filha de 5 anos fazia balé aqui. A vila tinha atividades para pessoas de todas as idades; mas, para as crianças, era mais importante, era a melhor forma delas não ficarem na rua. Em dezembro, com o mato alto e gente entrando até para usar droga e furtar equipamentos, a população resolveu fazer um mutirão, limpar tudo, tomar conta para não deixar abandonada. Agora, o prefeito mandou reformar tudo e o projeto, que foi criado pela mãe dele, vai voltar a funcionar como antes. As crianças já estão querendo entrar, vendo tudo bonito de novo. Estamos felizes por o prefeito ter lembrado da gente”.

INAUGURAÇÃO

Diretor de Esportes da FME, Leonardo Mantena contou que a Vila Olímpica Ederval Venâncio, no distrito de Travessão, será reinaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho nesta quinta-feira (29), as 18h. “Nesta unidade, vamos disponibilizar, inicialmente, natação, hidroginástica, futsal, jiu jitsu, ginástica laboral, vôlei e capoeira. A Vila Olímpica de Travessão foi abraçada pela comunidade, que continuará caminhando com a prefeitura, desenvolvendo projetos e ações socioesportivos no espaço público durante a noite. Tudo isso representa mais qualidade de vida e bem estar social”, concluiu.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *