22/05/2024
Campos

Vacinação contra a gripe para grupos prioritários aberta em Campos

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos iniciou, nesta segunda-feira (25), a Campanha de Vacinação contra Influenza, vírus causador da gripe. A movimentação foi tranquila em todos os 21 postos de vacinação. Até 31 de maio, a vacina está disponível para idosos, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, entre outros públicos.

O casal Alexandra Fernandes Gomes, de 45 anos, e Paulo Eduardo Rocha Fonseca, de 55 anos, que são diabéticos, foram os primeiros a receberem a vacina, na sede da secretaria, um dos postos de vacinação. “Temos que nos prevenir porque não é apenas uma doença. São várias doenças que podemos evitar e, se tem vacina, temos que tomar”, disse Alexandra.

Consciente da eficácia da vacina, José Marcos de Souza, de 61 anos, também já foi imunizado. “Tomo a vacina todos os anos para me proteger da gripe. Não quero ficar doente, então vim logo”, disse o idoso.

A meta é imunizar 90% da população-alvo, que corresponde a 175 mil moradores da cidade. A vacina da gripe é anual e quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. A fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus Influenza que mais circularam no ano passado: H1N1, H3N2 e influenza B.

“Mesmo com o mau tempo, com os estragos deixados pelas chuvas, conseguimos iniciar a campanha contra a gripe em 21 postos. A movimentação foi tranquila em todos eles. A expectativa é que, assim que o tempo firmar, a população comece a buscar as unidades e se protegerem contra a doença”, disse o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, neste ano, a imunização foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios, incluindo Influenza.

Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus nos grupos mais vulneráveis. Não há contraindicação de fazer a vacina junto com outros imunizantes do calendário de rotina.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos que devem se vacinar são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Confira a documentação necessária e os locais e horários de vacinação (AQUI).

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *