Vacinação antirrábica e inauguração de Castramóvel neste final de semana

A 9ª edição do Programa “CCZ Mais Perto de Você” acontece neste final de semana no estacionamento do Boulevard Shopping, no Parque Rodoviário. Além vacinação antirrábica e a Feira de Adoção, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o prefeito Wladimir Garotinho estarão inaugurando as Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), que foram adquiridas através de emendas da deputada federal Soraya Santos e do ex-deputado Cabo Daciolo.

A inauguração será às 11h de sábado (11). Os CastraMóveis possuem três salas, sendo uma pré-cirúrgica, uma cirúrgica e outra pós-cirúrgica. Cada unidade tem capacidade para realizar 10 castrações por dia em cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Nas unidades serão oferecidos serviços de castração, adoção de animais, aplicação de vacina antirrábica e orientação. A equipe é formada por um coordenador, quatro veterinários, dois auxiliares e dois agentes de serviços gerais.

“Além das castrações nas unidades móveis, a ideia é oferecer outras 10 castrações no centro cirúrgico do CCZ, totalizando 30 cirurgias diárias”, explica o diretor do CCZ, Carlos Morales. Para ser beneficiado pelo serviço, o interessado deverá fazer um pré-agendamento no site do CCZ (cczcampos.com.br), que será aberto, após a inauguração.

A vacinação antirrábica e a Feira de Adoção acontecerão das 9h às 13h, no sábado (11) e no domingo (12). Para ser vacinado, o animal deve ser levado por um adulto e em segurança. O cão deve estar devidamente com a guia e coleira, em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses de vida não serão vacinados.

Já os interessados em adotar um animal devem ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual a pessoa se compromete a cuidar bem do animal.

Desde o início da campanha de vacinação antirrábica, em janeiro deste ano, até o momento já foram imunizados 25.631 pets, entre cães e gatos. Também foram adotados 213 pets somente este ano. Os profissionais que atuam na vacinação seguem todos os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). O uso da máscara é obrigatório para os proprietários de animais, assim como respeitar o distanciamento social no local de vacinação.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *