Vacina contra a gripe e sarampo disponível em mais de 20 postos a partir desta terça, em Campos

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza e tríplice viral, que previne respectivamente contra a gripe e o sarampo, prossegue ao longo desta semana com ampliação para mais de 20 postos de imunização. A partir dessa terça-feira (03), os imunizantes também estarão disponíveis para o público infantil na Cidade da Criança e nas UBS Eldorado e Félix Miranda, com atendimento das 9h às 16h.

Do dia 4 de abril até sábado (30) foram administradas 19.494 doses da vacina contra a gripe, sendo 3.238 doses aplicadas no Dia D. Já sarampo soma 3.449 doses, sendo 1.759 no Dia D. “A vacina tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação. Por isso é muito importante procurar um posto e se imunizar”, disse o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.

A vacina Influenza trivalente, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) este ano, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a gripe quanto contra o sarampo, podem ser administradas no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Para ter acesso aos imunizantes, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Os postos foram distribuídos de acordo com os grupos beneficiados e tipo de vacina que podem receber, conforme especificados abaixo:

GRIPE E SARAMPO – Crianças sem comorbidades com idade entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: Cidade da Criança; Centro de Saúde de Guarus; UBS Eldorado; UBS Custodópolis; UBSF Félix Miranda; UBSF Parque Prazeres; UBSF Santos Dumont; UBSF Parque Rodoviário; UBSF IPS; UBSF Parque Imperial; UBS Penha e as UPH Travessão e UPH Ururaí.

Crianças com comorbidades e deficiências de 6 meses a 11 anos, 11 meses e 29 dias: Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Profissionais de saúde: Sest-Senat; Automóvel Clube e Guarus Plaza Shopping.

GRIPE – Idosos com idade igual ou superior a 60 anos: Drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Clube da Terceira Idade; Guarus Plaza Shopping; Sest-Senat e Automóvel Clube.

Pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades e deficiências: Automóvel Clube; Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB; Guarus Plaza Shopping e no Drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Gestantes e puérperas: Secretaria Municipal de Saúde.

Professores da rede pública e privada: Sest-Senat; Automóvel Clube e Guarus Plaza Shopping.

Trabalhadores portuários, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, incluído taxistas e permissionários de vans que possuam registro junto ao Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT): Sest-Senat.

A vacina da gripe também contempla os funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdades e adolescentes em medidas socioeducativas, além forças armadas, força de segurança e salvamento, entretanto, estes grupos prioritários serão atendidos nas próprias unidades.

4ª DOSE COVID-19 – Para aproveitar a oportunidade e o deslocamento aos postos, os idosos acima de 80 anos poderão receber a 2ª dose de reforço (4ª dose) da vacina Covid-19 no Drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e no Clube da Terceira Idade no momento em que for fazer a vacina da gripe.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Crianças sem comorbidades e idosos: documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina.

Crianças e adultos com comorbidades: documento com foto, CPF, comprovante de residência, caderneta de vacina e documento comprobatório: laudo médico; receita; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.

Gestantes e puérperas: documento com foto, CPF, cartão de vacina, comprovante de residência e cartão pré-natal.

Demais grupos prioritários: documentos com fotos, CPF, comprovante de residência, documento que comprove o exercício efetivo da função. No caso dos taxistas e permissionários de vans pode ser registro junto ao Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT).

IMPORTANTE – São consideradas deficiências permanentes pessoas com limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; com incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais, como Síndrome de Down; Síndrome do X-Frágil; Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Angelman; Síndrome de Williams; Alzheimer; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes.

As comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19 são: doença cardíaca crônica; doença respiratória crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; imunossupressão; obesidade; diabetes mellitus; transplantados; e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany entre outras).

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.