UPHs iniciam serviço 24h de PEP Sexual/acidente biológico

As sete Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), vinculadas à Fundação Municipal de Saúde (FMS), deram início nesta sexta-feira (27), o atendimento 24h da Profilaxia Pós Exposição Sexual (Pep Sexual). Também conhecido como “Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites”, o serviço também disponibiliza medicação para prevenção. O teste é realizado após exposição sexual de risco e pode ser requerido em 72h. Os enfermeiros das unidades passaram por capacitação para a realização dos procedimentos.

Segundo a coordenadora de Enfermagem das UPHs, Simone Machado, as unidades de Farol de São Thomé, Ururaí, Saldanha Marinho, Guarus, Santo Eduardo, São José e Travessão começaram o serviço de PEP sexual e acidente com material biológico, após longas jornadas de treinamentos e reuniões com a equipe do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP).

A coordenadora do CDIP, enfermeira Paula Alvarenga, avalia a implementação do serviço como um avanço para o município, já que, até então, só era oferecido no CDIP e no Hospital Ferreira Machado (HFM).

— Com a ampliação da oferta do serviço de PEP Sexual em unidades que funcionam 24h e estão localizadas nos principais pontos de atendimento à população, a profilaxia fica mais perto do local do acidente. A recomendação preferencial é de início da medicação (coquetel) nas duas primeiras horas após a exposição, podendo, contudo, ser administrada em até 72h — afirmou Paula Alvarenga.

Os testes rápidos de rotina já foram descentralizados 100%, com capacitação dos profissionais da rede básica do município, e também acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência, de segunda-feira à sexta-feira.

Fonte: Supcom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *